Buscar no Cruzeiro

Buscar

Câmara de Sorocaba recebe denúncia de merenda servida com larva

12 de Setembro de 2019 às 10:58
Marcel Scinocca [email protected]

Imagem enviada por pais de alunos mostra larva no arroz da merenda. Crédito da foto: Cortesia

Uma comissão da Câmara de Sorocaba, formada na manhã desta quinta-feira (12), esteve em uma escola estadual para averiguar a denúncia de merenda servida com larva. O fato teria ocorrido mais de uma vez na escola Geraldo do Espírito Santo Fogaça, no bairro Santa Bárbara, zona oeste da cidade.

[irp posts="7204" ]

 

A denúncia foi feita no plenário pelo vereador Rodrigo Manga (DEM). Segundo ele, um dos pais afirmou que o fato ocorreu pela terceira vez. Durante a discussão do tema, Irineu de Toledo (PRB) sugeriu a exoneração de todos os funcionários da unidade.

A comissão foi composta pelos vereadores Irineu de Toledo, Pastor Apolo (PSB), Luís Santos (Pros) e do próprio Rodrigo Manga. A vistoria ocorreu, em especial, na cozinha e no estoque da unidade. Também ocorreu uma reunião com diretor da unidade.

Após o procedimento, de forma contraditória, os parlamentares comentaram a visita. “Viemos aqui para entender tudo isso que está acontecendo. O diretor [da escola] assumiu que recebeu essa denúncia, lá atrás, no início de setembro. Mas era o último lote [do alimento]. Infelizmente isso aconteceu outras duas vezes”, disse.

“Ao verificarmos o trabalho que o diretor faz, que a merendeira faz, verificamos o que é o grande erro: quase 600 crianças para apenas uma merendeira. Pode ter ocasionado de passar desapercebido essa situação”, comentou.

Segundo Manga, a Secretaria de Educação do Estado seria notificada sobre a situação, no sentido de reforçar a número de profissionais na cozinha. Ainda conforme o vereador. o diretor da unidade se colocou a disposição para aumentar a vigilância com relação ao alimento servido na unidade.

Já o vereador Pastor Apolo ponderou. “Não tem muita coisa a ver com a denúncia. O local é muito bem limpo, higienizado. O que nós vimos ali não está batendo com o que está na denúncia”, afirmou.

Secretaria de Educação

A Secretaria Estadual de Educação negou qualquer irregularidade na merenda. “A nutricionista e a supervisora da escola estiveram na unidade e verificaram que não há qualquer tipo de alimento fora da validade, nem com armazenado inadequado. Inclusive, todos os dias é realizado o levantamento das amostras dos alimentos oferecidos”. alega.

“A escola também não recebeu queixas dos alunos sobre a qualidade dos alimentos oferecidos”. acrescentou. Ainda conforme a pasta, será solicitado a disponibilização de mais um funcionário para auxiliar na cozinha pela empresa responsável. A instituição se colocou à disposição dos pais ou responsáveis pelos alunos para quaisquer esclarecimentos. (Marcel Scinocca)

Atualizado às 18h55

Galeria

Confira a galeria de fotos