Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cai ocupação de leitos de UTI Covid-19 em Sorocaba

11 de Dezembro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Cai ocupação de leitos de UTI em Sorocaba Houve pequena redução na ocupação de leitos UTI do Novo Regional. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (15/5/2020)

Com exceção do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), toda a rede pública de saúde de Sorocaba apresentou redução no percentual de ocupação de leitos de UTI. As informações constam no censo diário, divulgado pela Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). O número total de internações também caiu. A cidade ainda teve o segundo dia seguido sem registro de mortes.

Pelas informações, houve redução de pacientes de UTI na Santa na Casa -- de 40 para 36 --, e no Novo Regional Adib Jatene -- de 10 para nove. Houve redução também nos leitos de enfermaria em todas as unidades públicas de saúde. Por outro lado, o CHS apresentou aumento na ocupação dos leitos de UTI. Eram 13 da quarta-feira (9), passando para 16, na quinta-feira. A unidade tem 20 leitos com a ativação de 10 nesta semana.

Na rede privada, o hospital Unimed tinha 100% de ocupação em seus 17 leitos de UTI. O aumento na taxa de ocupação ocorreu mesmo com o aumento no número de leitos, dois em 24 horas. Os 22 leitos de enfermaria também estavam 100% ocupados. O Samaritano tinha 17 leitos de UTI ocupados, de um total de 20. O Evangélico tinha seis de um total de 10.

Com relação ao total de internação, o número caiu de 127 para 121. No caso de internação de UTI, o número foi de 67 para 66. Os clínicos tinham 60 pacientes na quarta-feira e na quinta-feira tinham 55.

Na data, a cidade registrou 22.833 recuperados da Covid-19, Já os casos confirmados com a doença passaram de 23.477 para 23.652. O total de pessoas em recuperação era de 251. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 67.297. Por fim, os óbitos com a confirmação da doença se mantiveram em 508, ou seja, sem registros pelo segundo dia seguido.

Fila de espera

Na quinta-feira, entretanto, também houve aumento na fila de espera para leitos em Sorocaba. De acordo com a Secretaria da Saúde, 16, sendo 14 da cidade, aguardavam vagas para leitos de enfermaria Covid. Ainda de acordo com a pasta, eles estavam recebendo suporte assistencial nas unidades de urgência até que ocorresse a liberação dos leitos.

“Um paciente aguarda a liberação de um leito de UTI Covid. Para o encaminhamento adulto, a referência é a Santa Casa de Sorocaba (UTI e Enfermaria Covid). Crianças são encaminhadas ao Gpaci (não há nenhum caso aguardando vaga). Um paciente não morador de Sorocaba aguarda a liberação de um leito de enfermaria”, detalhou a pasta. A administração, nesse caso, é feita pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) estadual. “Estes são encaminhados ao CHS, ao Novo Regional Adib Jatene e para outras referências pactuadas com o município de origem do paciente”, lembra.

A pasta também respondeu sobre o processo de contratualização de mais 20 leitos pelo município no Hospital Santa Lucinda, “Foi finalizado com a conclusão da implantação e abertura dos leitos ocorrendo no início da próxima semana. A definição quanto à eventual contratação de leitos adicionais, além dos já pactuados com o Hospital Santa Lucinda, será realizada após a análise da taxa de ocupação dos leitos contratualizados pelo município”, avisa. (Marcel Scinocca, com informações da SES)