Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cai 18% o número de passageiros nos ônibus do transporte público

27 de Março de 2021 às 00:01

Cai 18% o número de passageiros nos ônibus Usuários circulam com máscaras no terminal Santo Antônio, em Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/04/2020)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transporte, constatou uma redução de 18% na quantidade de passageiros transportados na última semana, em relação à anterior, e vai continuar mantendo a frota do transporte público coletivo operando em 100% da capacidade, como forma de evitar aglomerações.

Entre os dias 8 e 12 de março, enquanto vigorava a fase vermelha do Plano São Paulo de combate à Covid-19, a Urbes registrou uma média diária de 87.778 passageiros transportados. Na semana seguinte, de 15 a 19, exatamente quando as normas da fase mais restritiva do Plano começaram a valer, a média caiu para 71.978 passageiros por dia. Ou seja, 15.800 a menos ao dia, num intervalo de uma semana.

“Esperávamos essa redução, devido às restrições mais rígidas do Estado quanto ao funcionamento do comércio e de cumprimento do isolamento social”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franquim.

Apesar da redução na quantidade de passageiros transportados, a Urbes constatou que o horário de maior demanda mantém-se das 6h às 7h. Houve ainda um crescimento de 21% no horário das 4h às 5h e de 10%, no das 5h às 6h. Para o presidente da Urbes, essa variação também podem estar relacionada ao escalonamento proposto pelo Plano São Paulo para entrada de funcionários nas empresas.

Frota

“Apesar disso, como forma de evitar aglomerações, a Administração Municipal decidiu manter todos os 331 ônibus operando normalmente. Mais ônibus e menos passageiros, significam menos aglomeração, indiscutivelmente”, complementa Franchim. Destes, 31 ônibus foram acrescidos à frota do transporte público neste ano.

O monitoramento das linhas de maior fluxo de usuários do transporte público é feito diariamente e intervenções e melhorias têm sido feitas constantemente para evitar lotações. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)