Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cachoeira da Chave vive abandono em Votorantim

17 de Novembro de 2020 às 00:01

Cachoeira da Chave vive abandono em Votorantim Entorno da cachoeira tem muito lixo, como copos plásticos e embalagens de alimentos. Crédito da foto: Fábio Rogério (16/11/2020)

 

Atualizada às 11h07 - Uma das paisagens naturais com maior potencial para o turismo na região, a Cachoeira na Chave, em Votorantim, tem suas belezas ofuscadas pela poluição. Procurada por centenas de turistas e população local especialmente nos finais de semana de calor, a área verde que dá acesso às quedas d’água do rio Sorocaba, no bairro da Chave, tem sofrido com o depósito indiscriminado de lixo.

A reportagem esteve ontem (16) no local e circulou por toda a área que margeia a cachoeira, constatando grande presença de lixo -- especialmente copos plásticos e embalagens de alimentos. Também havia grande quantidade de embalagens cartonadas e, em número menor, latas de alumínio.

Moradores do bairro Wanel Ville, em Sorocaba, o pedreiro Wesler Dione Martins e a esposa Larissa Gabriele dos Santos aproveitaram o dia de folga para curtir a natureza. Eles consideram a cachoeira mais bonita de toda a região, mas relataram a decepção diante de tanta poluição. “Falta consciência das pessoas, porque é um lugar tão bonito, poderia ser ainda mais bonito se não tivesse toda essa sujeira”, comentou Larissa.

Outro visitante, que preferiu não se identificar, relatou que aos domingos, quando o fluxo de pessoas é muito maior, é comum a presença de ambulantes vendendo bebidas alcoólicas até mesmo sobre carros estacionados por todo o recinto.

Apesar do enorme potencial turístico, toda a área que dá acesso para cachoeira se mostra suja, sem cestos de lixo e ausente de ações de conservação. Em um portão, que fica permanentemente aberto e sem profissionais para realizar qualquer controle de acesso, há um aviso da Associação de Moradores do Bairro de que é proibido a venda de bebidas alcóolicas.

A situação de abandono também preocupa moradores do entorno que relatam que o local é comumente frequentado por usuários de droga. A Prefeitura de Votorantim foi questionada sobre conservação e investimentos no espaço, mas não respondeu até o fechamento da edição impressa. Mais tarde, a Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur) enviou nota na qual afirma que "realiza um projeto de médio a longo prazo, para o Parque da Cachoeira, tendo em vista que a cachoeira da Chave está localizada na região Central da Cidade, e por isso há todo um levantamento social urbanístico. A pasta inclusive já realizou uma pesquisa junto aos moradores". Ainda segundo a administração municipal, a Secretaria de Serviços Públicos realiza com frequência os serviços de limpeza no local. (Felipe Shikama)