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BRT tem 30% das obras concluídas em Sorocaba

29 de Dezembro de 2019 às 12:01
Ana Claudia Martins [email protected]

BRT tem 30% das obras concluídas Estação UPH Zona Norte, em frente à unidade de saúde, será aberta à visitação pública em janeiro. Crédito da foto: Emidio Marques (28/12/2019)

Com investimento total de R$ 384 milhões, o Sistema BRT Sorocaba está com 30% das obras concluídas. Em abril de 2020, deverá entrar em operação parcial de testes o corredor Norte, cujos trabalhos estão em andamento na avenida Itavuvu. Quem passa pela avenida já consegue ter ideia de como ficará a via com pelo menos três estações, que estão praticamente prontas. A partir da primeira quinzena de janeiro, as estações finalizadas na Itavuvu serão abertas para visitação pública. Umas delas é a UPH Zona Norte, que fica em frente à unidade de saúde. A inauguração do Sistema BRT Sorocaba está prevista para dezembro do próximo ano, informam a Concessionária BRT Sorocaba e a Urbes - Trânsito e Transportes.

O gerente de obras da Concessionária BRT Sorocaba, Rodrigo Pasquali Fabbri Martins afirma que na Itavuvu as obras estão 65% concluídas, com pelo menos seis estações avançadas. No total, a avenida terá 12 estações, sendo duas de integração de linhas. Além disso, as estações são de dois modelos: algumas unidirecionais (sentido único) e outras bidirecionais (dois sentidos).

As obras seguem na avenida Itavuvu com os trabalhos de demolições de pavimento, movimentação de terra, serviços de drenagem, fundações e pavimentação. Além das construções das estações e das obras do Terminal Vitória Régia, que fica na avenida Antônio Silva Saladino. No terminal os trabalhos estão concentrados nas coberturas metálicas e na construção do prédio administrativo.

BRT tem 30% das obras concluídas Obras do Terminal Vitória Régia, na avenida Antônio Silva Saladino, estão avançadas. Crédito da foto: Emidio Marques (28/12/2019)

No corredor estrutural sul continuam as obras de pavimento rígido nos pontos de parada. No total, o trecho possui quatro quilômetros de extensão e começa na avenida Comendador Pereira Inácio e vai até o limite entre Sorocaba e Votorantim (adjacente ao shopping Iguatemi Esplanada, na região do Campolim). A área em frente ao shopping já foi concluída e está liberada.

No corredor estrutural, na avenida General Osório, equipes estão executando o serviço de requalificação de calçadas e implantação de novos abrigos. E no corredor estrutural central está sendo feito o tratamento da base do pavimento nos pontos de parada na rua Souza Pereira e também nos pontos de parada na avenida Juscelino Kubitschek.

Rapidez e onda verde

A Concessionária BRT Sorocaba e a Urbes destacam que, quando todo o sistema estiver concluído, a maneira como diariamente 160 mil pessoas, em média, utilizam o transporte coletivo na cidade será mais rápida, porque os coletivos do BRT terão velocidade de 60 km/hora nos corredores exclusivos. Atualmente, as viagens de ônibus do transporte coletivo levam, em média, 52 minutos, conforme detectou o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade de Sorocaba. Porém, se a expectativa se confirmar, as viagens levarão, em média, cerca de pouco mais de 30 minutos por meio do BRT.

De acordo com o gerente Rodrigo, todo o projeto do BRT Sorocaba foi projetado para dar rapidez ao atual sistema de transporte coletivo da cidade. Desde a construção dos corredores exclusivos, dos corredores estruturais, dos três novos terminais e das estações do BRT nas avenidas Itavuvu, Ipanema e General Carneiro/Armando Pannunzio, tudo foi planejado para dar celeridade ao fluxo diário dos passageiros, destaca.

Mas, apesar dos avanços nas obras, a implantação desse sistema de transporte público em Sorocaba tem sido alvo de críticas por parte de munícipes e empresários, principalmente, os estabelecidos na região da avenida Itavuvu, que, inclusive, fizeram protesto na Câmara Municipal alegando prejuizos nos negócios e transtornos no acesso às lojas. Reclamações também fizeram empresários da região do Campolim, com os mesmos argumentos. Além disso, a supressão de árvores antigas nas principais avenidas da cidade para a instalação de estações do BRT também teve manifestações contrárias à execução do sistema.

O gerente Rodrigo ressalta a modernidade do sistema e destaca que a chamada “onda verde” semafórica também irá garantir o deslocamento mais rápido. “Numa rede com ‘onda verde’ a avenida, ou seja, o corredor do BRT, terá a prioridade, minimizando o número de paradas dos ônibus nos semáforos e dando mais agilidade ao sistema”, afirma.

BRT tem 30% das obras concluídas No total, a avenida Itavuvu terá 12 estações, sendo duas de integração de linhas. Crédito da foto: Emidio Marques (28/12/2019)

Ainda de acordo com o gerente, por meio da tecnologia avançada e câmeras, será possível monitorar, em tempo real, o desempenho dos ônibus com o objetivo de se verificar a eficiência do sistema no que se refere a horários de chegada e saída, tempo de trajeto e itinerário, possibilitando a gestão de todo o Sistema BRT. “A eficiência do sistema é pensada especialmente em atender as necessidades dos usuários e queremos que os sorocabanos adotem o transporte público como meio para transitar na cidade. A quantidade e conforto dos acessos facilitará a chegada aos terminais. Com isso, acreditamos que o fluxo aumentará conforme as pessoas forem conhecendo a nova rede”, afirma.

Conforme a Urbes, o BRT Sorocaba possui infraestrutura segregada com prioridade de passagem dos ônibus, cobrança da tarifa fora do veículo, tratamento das interseções, otimização semafórica e embarque por plataforma em nível, possibilitando que os ônibus trafeguem rapidamente, com redução de atrasos em congestionamentos.

Cidade terá 125 novos ônibus com ar-condicionado e wi-fi

A Urbes e o gerente de Obras da Concessionária BRT, Rodrigo Martins, informam que Sorocaba terá 125 novos ônibus em circulação, com ar-condicionado e wi-fi, que se deslocarão nos corredores da Itavuvu, Ipanema e General Carneiro/Armando Pannunzio e também pelas faixas exclusivas.

BRT tem 30% das obras concluídas Gerente de Obras da Concessionária BRT, Rodrigo Martins destaca a estrutura das estações. Crédito da foto: Emidio Marques (28/12/2019)

As estações do BRT nos corredores exclusivos serão padronizadas e feitas em estrutura metálica, com paredes de brise para melhor circulação do ar e telhas termo acústicas. Elas também foram planejadas para agilizar o embarque e desembarque dos passageiros, além de promover a conexão entre ônibus e bicicletas, pois possuem local próprio para as bikes. Já os pedestres contarão com faixas de travessia e rampas de acesso no entorno das estações.

As estações do BRT ainda terão wi-fi e são construídas com acessibilidade, já que estão niveladas na altura de embarque. Também terão câmeras de segurança sem pontos cegos dentro da estação, proporcionando 100% da área monitorada. Para entrar e sair das estações, os usuários utilizarão rampas com corrimão, garantindo acesso aos cadeirantes, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, além de sistema de catracas automatizado.

Já as portas de acesso ao transporte coletivo são automáticas, com abertura e fechamento quando ocorre a parada dos ônibus nas estações do BRT. Elas possuem iluminação, mobiliário, painéis de comunicação com os usuários, com os nomes das estações.

Além das 12 estações na Itavuvu, os passageiros terão mais 12 estações no corredor do BRT na avenida Ipanema, e mais 10 no corredor Oeste, nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio. No total, serão 28 estações preferenciais, quatro estações de integração, três novos terminais e 96 pontos de parada, tendo assim a integração com os terminais Santo Antônio e São Paulo, com seis áreas de transferência e a integração temporal entre diferentes linhas.

Terminais mudaram o transporte

A inauguração dos terminais de ônibus Santo Antônio e São Paulo, em 1992, representou uma nova etapa no serviço de transporte urbano em Sorocaba, com a implantação de um sistema moderno e eficiente para a época, segundo a Urbes. Agora, 27 anos depois, outras inovações no transporte de passageiros deverão acontecer quando o BRT estiver funcionando.

Na ocasião, também teve início a integração física do sistema com a cobrança automática por meio de ficha, que permitiu viagens para diferentes cantos da cidade com tarifa única. Foram construídas também áreas de transferência nos bairros e houve modernização da forma de cobrança com o “bilhete único”, e, em 2017, o uso do aplicativo de celular CittaMobi, que permite aos usuários consultar todas as linhas que fazem embarque e desembarque em determinado ponto e saber em quanto tempo os ônibus passarão no local.

Apesar das mudanças, os passageiros reclamam das condições dos ônibus, alguns veículos ainda em circulação são de 2010, ou seja, 10 anos de uso, além de frequentes queixas de coletivos lotados em horários de pico, e demora no tempo de espera por determinadas linhas, principalmente, em feriados e finais de semana.

A Prefeitura de Sorocaba anunciou em 2013 que pretendia implantar o BRT na cidade, no governo do então prefeito Antônio Carlos Pannunzio, mas o projeto não saiu do papel. Em 2018, o então prefeito José Crespo participou da cerimônia para o início das obras, por meio da iniciativa privada. Novamente com inspiração na capital paranaense, Curitiba, que inaugurou em 1974 o primeiro BRT no Brasil e um dos primeiros do mundo. (Ana Cláudia Martins)

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