Sorocaba e Região

BRT começa treinamento de motoristas e testes na Itavuvu

Motoristas, agentes de bordo e técnicos de transporte fazem exercícios de simulação em sala de aula e no trânsito.
Motoristas, agentes de bordo e técnicos de transporte fazem exercícios de simulação. Crédito da Foto: Divulgação / BRT Sorocaba

 

A Concessionária BRT Sorocaba deu início ao treinamento dos profissionais que estarão trabalhando na primeira fase de operação parcial do eixo norte-sul do sistema BRT (Bus Rapid Transit). Motoristas, agentes de bordo e técnicos de gestão do transporte estão recebendo treinamento das novas atividades e passam por imersão com os veículos, os sistemas e as novas tecnologias.

O instrutor de treinamento, Márcio Constantino, destaca que o grande desafio é a quantidade de novidades tecnológicas, pois os veículos conhecidos eram mais simples. Antes dos testes práticos, os funcionários conheceram os detalhes do sistema em sala de aula. “ O embarque em nível é bem peculiar e diferente (lado esquerdo) do que era conhecido até então. Todos estavam acostumados somente com o embarque pelo lado direito. Os profissionais estão aprendendo rápido e se sentem muito animados para o início da operação”, afirma.

Leia mais  BRT faz de Sorocaba um canteiro de obras

 

Segundo Manoel Ferreira, Diretor de Operações do BRT, estes profissionais estarão dedicados ao atendimento de passageiros em horários que vão das 4h à meia-noite. “O sistema BRT é muito além de veículos e corredores, é preciso entendimento de todo aparato que teremos disponível. A partir de quarta-feira (5) intensificaremos os treinos práticos no trânsito. Em paralelo, seguimos com a implantação nos demais corredores. A operação iniciará com testes e por etapas ao final das obras de cada corredor”, explica.

Projeto BRT

O trecho que será ativado em breve terá 43 novos ônibus, sendo 29 tipo padron com 12,5 metros e 14 superarticulados com 23 metros. A frota beneficiará mais de 120 mil sorocabanos e circulará no Corredor Itavuvu, Corredor Sul, parte da Área Central, Corredor General Osório e Terminal Vitória Régia. Todos os veículos são Mercedes-Benz, possuem maior capacidade de passageiros, wi-fi gratuito, tomadas USB, monitoramento interno de câmeras, ar-condicionado e motores mais silenciosos. A nova operação será controlada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e monitorada por GPS.

Leia mais  Avenida São Paulo tem mudança no trânsito por conta de obras do BRT

 

O BRT é um sistema de mobilidade urbana moderno que oferecerá conforto, segurança e eficiência, tornando os deslocamentos mais rápidos do que os atuais. Ele permitirá maior mobilidade devido às faixas exclusivas de ônibus, o que possibilita uma viagem com mais agilidade e que atende às necessidades da população. Outra novidade é o embarque em nível, que facilita o deslocamento de todos, em especial pessoas idosas e cadeirantes.

Os passageiros terão a comodidade de acessar 28 estações preferenciais, 4 estações de integração, 3 novos terminais e 96 pontos de parada, permitindo ainda a integração com os Terminais Santo Antônio e São Paulo, com as seis áreas de transferências e a integração temporal entre diferentes linhas.

 

Comentários