Buscar no Cruzeiro

Buscar

Brincadeiras em casa garantem diversão no Dia das Crianças

11 de Outubro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Brincadeiras em casa garantem diversão no Dia das Crianças Brincar estimula o desenvolvimento e bem-estar físico e emocional das crianças. Crédito da foto: Divulgação

Com o isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19, as opções para a garotada neste Dia das Crianças, a ser comemorado amanhã (12), passam por eventos virtuais, brincadeiras em casa com a família, livros infantis para aguçar a imaginação e muita diversão. A data, que tem como objetivo valorizar a infância, pode ganhar novos significados, já que, as crianças tiveram suas rotinas modificadas, com aulas remotas, encontros por meio da tela, vínculos e visitas suspensos. Diante de tantos desafios, qual a melhor maneira de vivenciar a data com os pequenos?

A coordenadora de Educação Infantil, Karin Lacerda, afirma que brincar é antes de tudo um direito das crianças que, necessariamente, deve ser garantido, mas sem dúvida nenhuma tornou-se uma ferramenta ainda mais importante de expressão e comunicação no momento atual. “A brincadeira sempre foi uma maneira de criar, descobrir, explorar os sentidos, elaborar emoções e pensamentos das crianças diante de um cotidiano modificado. O brincar pode contribuir com o desenvolvimento e bem-estar físico e emocional das crianças”, conta.

A especialista dá dicas de como celebrar o Dia das Crianças com brincadeiras para todas as idades. Os ingredientes que não podem faltar são: imaginação, materiais reutilizáveis, natureza, e faz de conta.

Usar a imaginação

Brincadeiras em casa garantem diversão no Dia das Crianças Atividades que incluem o correr e saltar também são importantes na infância. Crédito da foto: Divulgação

Mesmo sem qualquer recurso, é possível criar brincadeiras por meio da imaginação, como contar histórias, montar cabanas, criar teatros, responder perguntas apenas com palavras que comecem com seu próprio nome. Mímicas e imitações também rendem bons momentos de diversão.

Muitas brincadeiras favoritas das crianças envolvem o processo de criação e nessa hora vale utilizar diversos itens, como garrafas de plástico, que podem virar um telefone sem fio, caixas de papelão que podem ser transformadas em uma cabana ou uma máquina de escrever ou caixas de sapato que podem virar bonecos e bonecas. “A criança valoriza o processo de decidir com quais materiais quer criar, o que fazer e como fazer, esses momentos incentivam ainda mais a criatividade e a imaginação”, destaca Karin.

Com a distância de espaços da natureza, aprender sobre a preservação também pode render momentos de entretenimento em casa, além de serem importantes para o desenvolvimento das crianças. Plantar um vaso utilizando um copo descartável ou feijão no algodão, olhar o céu, a mudança do tempo, o movimento das nuvens, ouvir o canto dos pássaros e compará-los, entre tantas outras possibilidades, fazem com que a criança entre em contato com esse universo.

Brincadeiras em casa garantem diversão no Dia das Crianças Materiais diversos devem fazer parte do aprender brincando. Crédito da foto: Divulgação

Usar a tecnologia para encontros virtuais e propor brincadeiras, mesmo que por meio da tela em um tempo limitado, como encontrar o primeiro objeto que inicie com determinada letra do alfabeto, é uma atividade para todas as idades e ainda ajuda a diminuir as saudades de colegas ou familiares.

Nesse Dia das Crianças, o momento de celebração pode ser uma rodada de contação de histórias, desfile com chapéus de papelão ou até mesmo uma sessão de fotografias com o celular. “O mundo do faz de conta já faz parte da criança, e nada melhor do que o adulto demonstrar interesse por esse universo infantil para entender as suas emoções e viver momentos divertidos e com significado”, afirma Karin.(Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos