Buscar no Cruzeiro

Buscar

'Brinca, Sorocaba!' será dia 3 de novembro

27 de Outubro de 2019 às 00:01

'Brinca, Sorocaba!' será dia 3 de novembro Projeto está na 4ª edição e acontecerá no Parque Chico Mendes. Crédito da foto: Hugo Shigematsu

O Parque Natural Chico Mendes sedia, no próximo domingo, 3 de novembro, a 4ª edição do projeto “Brinca, Sorocaba!”, que tem como objetivo reunir pessoas de todas as idades para brincarem juntas. O evento é gratuito e será das 9h30 às 13h. Trata-se de uma iniciativa com apoio de escolas e voluntários em geral.

A programação prevê uma manhã bem divertida não apenas para as crianças, mas para os adultos também: bolhas gigantes, brincadeiras populares, estações de pintura, estação movimente-se, cantinho da natureza, cantinho das letrinhas e estação sensorial para bebês e crianças com deficiência. O espaço inclusão é uma parceria com o projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA) e prevê em parceria com a Secretaria de Esportes na disposição dos brinquedos inclusivos.

O objetivo da ação é fomentar atividades em espaços de interação para promover o brincar livre e a conscientização de eixos de importância para a formação integral da criança: o brincar na natureza, o acesso à arte e à cultura desde a primeira infância nas diversas linguagens (música, artes plásticas e literatura), o brincar dentro de atividades de movimento e práticas esportivas, além do resgate das memórias e tradição das brincadeiras populares.

Brincadeiras antigas e novas serão oferecidas gratuitamente para promover a convivência e resgatar o prazer de pais, filhos, tios, avós e amigos estarem juntos com o único propósito de se divertir. A organização é da empresa social Costurando Memórias, uma produtora de ideias que nasceu da iniciativa de duas sorocabanas, Tabta Rosa e Carla Sales, e conta com o apoio de empresas e escolas que acreditam neste investimento na infância.

Feira de Trocas de Brinquedos

Além do incentivo à brincadeira, haverá no local uma feira de troca de brinquedos em parceria com o programa Escolas do Bem, para estimular o movimento de reflexão sobre outras possibilidades de ser e ter. A proposta da organização é que o assunto já seja trabalhado em casa, antes do evento. “Sugerimos convidar as crianças a participarem. Conversar sobre o assunto, separar os brinquedos e deixar que elas mesmas construam acordos e negociações. Temos certeza de que muitos pais vão se surpreender”, afirma Tabta Rosa.

A realização deste evento foi possível através do investimento das escolas Kingdom School, Objetivo. Quem deseja mais informações ou quer ajudar como voluntário ou com alguma colaboração, pode entrar em contato pelo WhatsApp (15) 99723-1181, na página www.facebook.com/costurandomemorias ou diretamente no evento “Brinca Sorocaba!”, na mesma rede social. (Da Redação)