Buscar no Cruzeiro

Buscar

BOS reinicia captação de córneas e transplantes

25 de Setembro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

BOS reinicia captação de córneas e transplantes Cirurgias estavam suspensos no Estado desde o dia 23 de março por conta da pandemia do coronavírus, para evitar a contaminação de equipes e receptores. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (24/9/2020)

O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) anunciou ontem (24) que está retomando a captação e os transplantes de córneas em suas unidades. Os procedimentos estavam suspensos desde o dia 23 de março no Estado por conta da pandemia do coronavírus, para evitar a contaminação de equipes e também de receptores.

A retomada é possível porque o Sistema Estadual de Transplantes (SET) liberou, no dia 22, os dois procedimentos. Porém, a retomada da captação e dos transplantes deverá ser lenta, já que há uma série de novas exigências e protocolos na realização dos procedimentos durante a pandemia para evitar contaminação.

O SET recomenda ainda que as equipes de captação e de transplantes sigam também as normas divulgadas pelo Ministério da Saúde, no último dia 18, para a retomada de tais procedimentos. O objetivo é gerenciar o risco sanitário relacionado à Covid-19.

O superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza, afirma que as equipes de captação e de transplantes estão sendo reestruturadas. “Além disso, nesses poucos mais de cinco meses de suspensão as filas aumentaram, e a normalização como antes da pandemia vai demorar um pouco”, aponta.

Segundo o BOs, durante a suspensão só estavam autorizadas as captações de córneas de pacientes com morte encefálica.

Fila quase dobrou

A fila de espera por um transplante de córneas quase dobrou no Hospital Oftalmológico de Sorocaba por conta da suspensão do procedimento e das captações. A atual fila para o transplante passou de 478 pessoas para 888 -- ou seja, aumento de 85,7%, segundo dados do BOS deste mês.

Referência no País, a espera por transplante no Hospital Oftalmológico de Sorocaba passou de até três meses para 39. Já a fila de espera no Estado passou de 2,4 mil pessoas para 3.503 este mês.

Além disso, enquanto o hospital fazia 178 transplantes por mês antes da pandemia, em agosto último caiu para 21. Conforme o BOS, a espera por um transplante de córnea no Estado também subiu de até 10 meses para 60; ou seja, cinco anos. Os procedimentos caíram de 262 por mês para 57 no mês passado.

A captação de córneas também foi afetada. Nas duas unidades do BOS, elas caíram de 930 por mês para 6 em agosto último. O BOS informa ainda que as captações de córneas no Estado reduziram de 1.236 (antes da pandemia) para somente 66 no mês passado.

Pacientes aguardam

Duas pacientes que tiveram seus transplantes cancelados com o início da pandemia aguardam pelos procedimentos no Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Com problemas de visão e dificuldades para enxergar, elas esperam ser chamadas em breve.

Djanira Toledo de Castro Lopes, 63 anos, teve seu transplante cancelado em março. O procedimento foi indicado após uma cirurgia de catarata. Ela conta que o procedimento teve sequelas e desde então precisa do transplante para o olho esquerdo. Ela mora em Cruzeiro (SP). “Espero que eu seja chamada em breve, pois sinto dor no olho e exergo muito pouco”, diz.

Marciane Ferreira de Lemos, 60 anos, mora em Rio Bonito (RJ) e tinha o transplante marcado para fevereiro. “Fiz cirurgia de catarata e de glaucoma e até voltei a enxergar, mas agora quase não enxergo nada e preciso do transplante”, conta. (Ana Cláudia Martins)