Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bolsonaro visita Aramar, em Iperó, nesta quarta-feira (21)

20 de Outubro de 2020 às 23:13

Sem acordo, trabalhadores de Aramar podem parar nesta quinta (21) O presidente Jair Bolsonaro estará em Aramar, para acompanhar o início da montagem de um reator. Crédito da Foto: Adival B. Pinto (17/09/2013)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), visitará o Centro Experimental de Aramar, em Iperó, na manhã desta quarta-feira (21). Bolsonaro acompanhará a cerimônia em comemoração ao início da montagem do reator embarcado no protótipo da planta de propulsão. Futuramente, a tecnologia será aplicada na construção do Álvaro Alberto, o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

A solenidade terá início às 10h e ocorrerá no Laboratório de Geração Nucleoelétrica (Labgene). O protótipo está sendo construído nesse setor. O projeto é conduzido pelo Programa Nuclear da Marinha (PNM), por intermédio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

Além do presidente, participarão da celebração o ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o comandante da Marinha do Brasil, almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior. Outras autoridades e representantes de órgãos, instituições e empresas participantes do PNM e do Prosub também estarão presentes.

Montagem

A Marinha do Brasil lembra que o início da montagem do reator corresponderá ao chamado “batimento de quilha”. Trata-se de uma tradição naval que representa o início da construção de um navio. No caso da planta nuclear, a tradição será seguida com a instalação de uma sela fixa sobre o inserto metálico do vaso de contenção, que também é chamado de “Bloco 40” no Labgene. Nas próximas etapas do programa, o reator, os turbogeradores, o motor elétrico e outros sistemas similares aos de um submarino com propulsão nuclear serão testados de forma controlada no Labgene. O objetivo principal é o de validar, de forma segura, a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação a bordo do submarino.

Presidente Bolsonaro visita Aramar hoje O protótipo da planta de propulsão foi construído em Iperó. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Ainda conforme a Marinha, ao final dos testes, um reator similar ao que começa a ser montado no Labgene será instalado no submarino “Álvaro Alberto”, no Complexo Naval de Itaguaí, Sul do Estado do Rio de Janeiro, onde já estão sendo construídos ou testados os quatro submarinos com propulsão dieselelétrica também previstos no Prosub: o Riachuelo (S-40), o Humaitá (S-41), o Tonelero (S-42) e o Angostura (S-43).

O projeto, que é estratégico para o Brasil, teve seus primeiro passos ainda durante o regime militar. Com o PNM e o Prosub, que são dois programas da Defesa, o Brasil conquistará a capacidade de projetar, construir, operar e manter submarinos com propulsão nuclear, competências detidas atualmente por apenas cinco países: Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China.

Sem convites

A Prefeitura de Sorocaba não terá representante ou comitiva no ato presidencial. O mesmo ocorrerá com a Prefeitura de Iperó, anfitriã do evento. A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da Prefeitura de Sorocaba, Marcelo Andrade, e pelo prefeito de Iperó, Vanderlei Polizeli (sem partido). O motivo, conforme os dois, é que não houve convite. “Até o momento não tivemos nenhum convite oficial da Marinha do Brasil ou da Presidência da República. Acreditamos ser algo reservado aos militares”, opinou o chefe do Executivo iperoense.

Quinto presidente

O prefeito Vanderlei Polizeli também relembrou que Jair Bolsonaro é pelo menos o quinto presidente da República que visita o município, nas instalações da Aramar. O primeiro foi José Sarney, quando Aramar foi inaugurada, em abril de 1988. Fernando Henrique Cardoso (PSDB) também visitou o local durante o segundo ano de seu primeiro mandato, em 1996. Após ele, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também participou de evento no local, em julho de 2007, quando anunciou investimentos de mais de R$ 1 bilhão para o projeto. O último presidente a visitar as instalações militares de Aramar foi Michel Themer (MDB), em 2018. Themer já havia visitado o local na condição de vice-presidente da República, em 2011 e 2012. (Marcel Scinocca)