Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bolsonaro é esperado nesta quinta, às 9h, em Tapiraí

02 de Setembro de 2020 às 22:30

Estádio Municipal “Anthemo Victorio Pilan”, em Tapiraí, deve receber visita do presidente Bolsonaro. Crédito da Foto: Divulgação / Prefeitura de Tapiraí

Atualizada às 22h30

Apesar de não constar na agenda oficial do Palácio do Planalto, a visita do presidente Jair Bolsonaro a Tapiraí, hoje (3), é dada como “confirmadíssima” pela Câmara dos Vereadores da cidade. O Legislativo ficou responsável por oferecer todo suporte à comitiva do presidente, que deve chegar à cidade no período da manhã.

A agenda oficial do site da Presidência da República informa que Bolsonaro visita nesta quinta-feira, no período da manhã, a cidade de Pariquera-Açu, onde fará a “apresentação de projeto sobre ponte de Pariquera-Açu”, no Estádio Municipal Lauro Lobo. Pariquera-Açu fica no Vale do Ribeira, a 120 km de Tapiraí.

De acordo com a Câmara dos Vereadores de Tapiraí, o presidente deve chegar de helicóptero por volta das 9h no Estádio Municipal Anthemo Victorio Pilan. O chefe do Executivo brasileiro deve ficar na cidade durante uma hora e, em seguida, deve seguir para o próximo compromisso.

Apoiadores do presidente na região acreditam que ele deve passar a noite no Vale do Ribeira, provavelmente em Eldorado, cidade onde ele morou até completar 18 anos, quando saiu para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, já que amanhã (4), às 17h, conforme a agenda oficial, está programada visita ao Complexo Educacional Sesi e Senai de Registro.

A expectativa em torno de visita de Bolsonaro a Tapiraí vem sendo alimentada desde o final de maio, quando o próprio presidente, em uma live, revelou que tinha planos de passar pela cidade no retorno a Eldorado. Na ocasião, bem humorado, ele detalhou que chegou a telefonar para o chefe do destacamento da PM local, sargento José Aparecido Vieira, que teria desligado o telefone por acreditar ser trote. “Amanhã vou ligar para Tapiraí. Se tiver alguém da PM, eu vou ligar aí para conversar com vocês”, disse.

Funcionário de carreira da Câmara Municipal de Tapiraí há 31 anos, o secretário Jorge Vieira Martins foi designado para auxiliar no cerimonial e relata que será a primeira vez que a cidade, fundada há 61 anos, receberá a visita de um presidente da República. “Para Tapiraí é uma conquista grande, porque embora tenha uma riqueza enorme, na questão da Mata Atlântica, ela é uma cidade pequena, de oito mil habitantes”, comenta.

Se confirmada, esta também será a primeira vez que Bolsonaro visita uma das 27 cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), após ser eleito chefe do Executivo federal. Segundo Martins, a visita de Jair Bolsonaro deve movimentar grupos de apoiadores de diversas cidades da RMS. “A cidade vai parar”, diz. Quanto ao motivo da visita, Martins diz acreditar que se trata mesmo da promessa de “tomar um café” com o sargento. Não há nenhuma inauguração prevista no município. “A não ser que ele faça uma surpresa”, complementa.

Ontem, o Estádio Municipal Anthemo Victorio Pilan, em Tapiraí, passou por uma vistoria para receber o presidente. Por volta de meio-dia, equipes da Presidência da República chegaram no município a bordo de dois helicópteros, que pousaram no próprio estádio, para finalizar os detalhes sobre o esquema de segurança a ser adotado durante a passagem de Bolsonaro.

Militares estão visitando a cidade desde domingo (30), quando realizaram uma análise sobre a estrutura local. Foram feitas recomendações de segurança para o estádio, como a retirada de uma cobertura de plástico próxima ao campo. Na terça-feira (1º), foram feitas reservas em um hotel da cidade para receber a comitiva responsável pela segurança presidencial. Segundo o governo federal, a equipe é composta por 29 militares da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira.

Bolsonaro está em ótimo estado de saúde, diz médico Jair Bolsonaro deve chegar a Tapiraí às 9h. Crédito da foto: Alan Santos / PR (12/8/2020)

Presidente diz ter “cálculo de estimação”

O presidente Jair Bolsonaro afirmou a apoiadores, na terça-feira (1), que vai se submeter a uma cirurgia para retirar um cálculo na bexiga. Ele, porém, não especificou a data do procedimento nem por qual método vai remover o cálculo. “Não estou com cálculo renal, não. Esse cálculo aqui é de estimação. Eu tenho há mais de cinco anos, está na bexiga. É maior que um grão de feijão. Resolvi tirar porque deve estar aí ferindo internamente a bexiga”, disse o presidente a apoiadores que o aguardavam em frente ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência.

Cálculos renais são massas sólidas que surgem nos rins ou em algum outro órgão do sistema urinário. Pode ou não provocar sintomas como dores, náuseas e vômitos.

O presidente comentou sobre a própria saúde após uma apoiadora perguntar se ele vinha consumindo mais água. O presidente Jair Bolsonaro, de 65 anos, foi diagnosticado com Covid-19 em julho, após apresentar sintomas da doença, como febre. Após permanecer isolamento e alterar a agenda de compromissos, retomou as atividades sem complicações.

Na segunda-feira (31), ao final do expediente no Palácio do Planalto, Bolsonaro foi ao serviço médico da Presidência da República. A assessoria da Presidência não informou o motivo. (Felipe Shikama e Estadão Conteúdo)