Buscar no Cruzeiro

Buscar

Boletins semanais terão mapa de casos da Covid na cidade

16 de Maio de 2020 às 00:01

Boletins semanais terão mapa de casos da Covid na cidade Hoje, as regiões centro- sul e centro- norte são as com maior número de casos. Crédito da foto: Reprodução

A partir da próxima terça-feira, dia 19, os boletins epidemiológicos semanais de Sorocaba serão divulgados, pela Secretaria de Saúde (SES), com o mapa e nome dos bairros onde há casos confirmados da Covid-19. De acordo com a SES, o objetivo do geoprocessamento é verificar as regiões com maior incidência da doença para reforçar as medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.

Um primeiro “mapa de calor”, com a representação georreferenciada dos casos na cidade, foi divulgado no boletim da última terça-feira, dia 12, porém, sem os nomes dos bairros. Essa imagem acabou sendo editada por terceiros, com a inserção dos nomes de bairros, e viralizou as redes sociais nesta semana, mas não é oficial e pode conter imprecisões. Segundo a SES, os boletins originais são divulgados semanalmente e podem ser conferidos no link saude.sorocaba.sp.gov.br, no banner Vigilância em Saúde.

Conforme o levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica, as regiões centro-sul e centro-norte de Sorocaba são as que registram maior incidência de casos da Covid-19 até o momento. O geoprocessamento, feito com o cruzamento de dados de pacientes com testes positivos com o bairro onde moram, tem sido uma ferramenta usada em todo o mundo para acompanhar o impacto e a evolução das ocorrências do novo coronavírus e até mesmo localizar, de forma exata, casos de contágio e morte pela doença.

Segundo a SES, o mapa de calor ajuda a identificar as regiões com mais casos e intensificar as fiscalizações para averiguar a aglomeração de pessoas. “Se houver a aglomeração, a equipe da Vigilância Sanitária (Visa) reforça orientações sobre as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus. É uma forma de conscientizar e sensibilizar a população para evitar a propagação do vírus na cidade”, afirma a pasta, por meio de nota. (Felipe Shikama)