Buscar no Cruzeiro

Buscar

Blitz contra motos teve 20 autuações

10 de Novembro de 2020 às 00:01

Blitz contra motos teve 20 autuações Objetivo foi fiscalizar infrações de poluição sonora. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (27/7/2020)

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Urbes -- Trânsito e Transportes, Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar realizaram na manhã de ontem (9) uma blitz de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicletas na avenida Antônio Silva Saladino, no bairro Vitória Régia, e na rua Bonifácio Oliveira Cassú, no Éden, em Sorocaba. Foram 20 autuações no total, além de duas motos apreendidas durante a ação.

O intuito da blitz foi o de sensibilizar a população e fiscalizar infrações de poluição sonora, que causa incômodo e danos à saúde, como surdez, dores de cabeça, cansaço, estresse, irritação e insônia.

Das 20 autuações, nove foram por infrações ambientais, constatadas por medições de ruído realizadas pelo corpo técnico da Secretaria do Meio Ambiente (Sema). O valor das multas é de R$ 2.489,85, baseada na lei municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora.

As medições são realizadas por meio de um aparelho chamado sonômetro (medidor de som). Já a Urbes aplicou seis multas e a PM outras cinco, baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), além de realizar a apreensão de duas motos. (Da Redação, com informações da rádio Cruzeiro FM 92,3 e Prefeitura de Sorocaba)