Buscar no Cruzeiro

Buscar

Praça da Biodiversidade e Parque das Águas recebem mutirão de limpeza

21 de Setembro de 2019 às 00:01

Praça da Biodiversidade e Parque das Águas recebem mutirão de limpeza Voluntários vão recolher lixo e resíduos dos locais que percorrerem. Crédito da foto: Bruno Cecim (20/9/2009)

Para reduzir o impacto causado pelo lixo deixado em ruas, praças e calçadas, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realiza neste sábado (21), a partir das 8h30, mutirões de limpeza em dois espaços públicos. A lista inclui as margens do rio Sorocaba, entre a Praça da Biodiversidade e o Parque das Águas.

O trabalho será feito também na área ao lado da E.E. Prof. Rafael Orsi, na região do Piazza Di Roma. A população está convidada a participar da ação, que visa comemorar o Dia Mundial da Limpeza e também faz parte da programação do Dia da Árvore, comemorado hoje, e da Semana Cidade Super Limpa.

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 21 de setembro, 157 países estarão mobilizados na ação.

O objetivo da Sema é reunir voluntários para os mutirões, como associações, escolas, entre outros segmentos da sociedade civil, para sensibilizar a sociedade sobre os impactos do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos. A equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) também participará da atividade.

Os voluntários que participarem do mutirão às margens do rio, vão percorrer a pé um trecho entre a Praça da Biodiversidade até o Parque das Águas, mais precisamente no final da rua Arthur Bernardes, recolhendo todos os resíduos que encontrarem.

Piazza Di Roma

Já o mutirão de limpeza da área pública na região do Piazza Di Roma atenderá uma solicitação feita pela Associação de Moradores do Piazza di Roma e Adjacências ao secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota. A área, que futuramente ganhará o Parque Linear Professora Virgínia Lyra Mascarenhas Brisotti, está recebendo depósito irregular de entulho.

Além da limpeza do local, a ideia do mutirão é envolver a comunidade nessa questão através da Educação Ambiental, para despertar o sentimento de pertencimento dessa área de preservação permanente (APP).

As pessoas que desejam participar, mas não estão inseridas em grupos grandes, podem ir diretamente a um dos locais para participar do mutirão. Importante que as pessoas levem luvas para a ação por questão de segurança.

A Praça da Biodiversidade está localizada às margens do rio Sorocaba, entre as pontes do Pinga-Pinga e Fernando de Luca, no Jardim Leocádia. Já a área pública fica na rua Orsini Diniz Camargo, na altura do número 165, ao lado da escola estadual, no Júlio de Mesquita Filho. (Daniela Jacinto)

[irp posts="47296" ]