Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bebê nasce com dois dentes e surpreende família em Sorocaba

27 de Julho de 2019 às 10:08

Criança nasceu na Santa Casa de Sorocaba O bebê nasceu com dois dentes na parte interior da boca. Crédito da foto: Cortesia

A dona de casa Ana Carolina Soares, 31 anos, ficou surpresa ao presenciar o primeiro sorriso do filho, ainda na maternidade da Santa Casa de Sorocaba. A criança, nascida em 15 de julho de 2019, veio ao mundo com dois dentes incisivos na parte inferior da boca.

Bastava o bebê rir ou chorar para ver os dois dentes fora da gengiva. Eles já eram relativamente grandes e viraram o charme do recém-nascido.

Segundo o mecânico de refrigeração Danilo Santos, 27 anos, irmão de Cristiano, o bebê virou atração entre familiares e amigos. “Todos queriam tirar uma foto com ele sorrindo”, conta.

Cirurgia

Na quinta-feira (25), o bebê teve os dois dentes retirados por uma cirurgiã dentista na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Haro, em Sorocaba. Segundo Ana Carolina, o procedimento foi necessário para evitar que o filho engolisse os dentes - que estavam moles. “A médica falou que é um caso raro”, comenta.

Bebê retirou os dentes na UBS da Vila Haro, em Sorocaba Fachada da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Haro, em Sorocaba. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba (5/7/2018)

Dente natal

De acordo com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, denomina-se dente natal aquele que aparece na cavidade bucal no momento do nascimento do bebê. O diagnóstico diferencial deve ser feito pelo odontopediatra para decidir pela remoção ou manutenção do dente.

Uma radiografia intra-oral odontológica (periapical) mostrará se o dente pertence à série normal da dentição decídua (95%) ou se se trata de um dente supranumerário (5%). A extração desses dentes é indicada quando existir mobilidade, risco de aspiração ou deglutição e quando o dente apresentar borda cortante, podendo provocar ferimentos na base da língua do bebê ou nos mamilos da mãe durante o aleitamento materno.

Ana Carolina disse que o bebê passa bem. Agora, sem o par de dentes. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos