Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mais de 8 mil pessoas são abordadas em barreiras sanitárias de Sorocaba

25 de Maio de 2020 às 16:22
Ana Claudia Martins [email protected]

Barreiras sanitárias abordam mais de 8 mil pessoas em Sorocaba Profissionais da saúde aferem a temperatura de passageira. Crédito da foto: Fábio Rogério (22/5/2020)

 

Matéria atualizada às 21h02

As cinco barreiras sanitárias instaladas em Sorocaba abordaram 8,1 mil pessoas em três dias. Desse total, 43 apresentaram sintomas gripais. As ações começaram na tarde de sexta-feira, dia 22, e estavam previstas para ocorrer até esta segunda-feira (25), mas foram encerradas antes.

Questionada, a Prefeitura de Sorocaba disse que as barreiras sanitárias foram encerradas no domingo, visto que os objetivos foram alcançados e o número de pessoas com sintomas não foi significativo.

De acordo com os dados divulgados, as barreiras sanitárias instaladas pela Prefeitura abordaram um total de 8.139 pessoas, em três dias de atuação, somando-se os cinco pontos em que a ação foi desenvolvida.

As pessoas que apresentaram sintomas de gripe representaram 0,52% do total. “Diante desses números, a coordenação da força-tarefa formada pelas secretarias da Saúde, Segurança Urbana e Urbes -- Trânsito e Transportes, decidiu encerrar a ação”, disse a Prefeitura de Sorocaba, em nota.

As barreiras sanitárias foram instaladas com o objetivo de evitar o contágio pela Covid-19. “Agora será avaliado pela força-tarefa formada, que definirá a necessidade ou não de ser novamente colocado em prática em outros finais de semana e feriados”, afirma o Executivo.

Rastreamento clínico

Nos três dias em que a atividade se desenvolveu, os profissionais envolvidos solicitaram a parada dos veículos que passaram pelas barreiras instaladas e realizaram o rastreamento clínico, com a aferição de temperatura corporal dos motoristas e passageiros.

As pessoas que apresentaram sintomas suspeitos da Covid-19 foram orientadas a procurar uma unidade de saúde ou a permanecer em isolamento domiciliar. Os cinco pontos onde as barreiras sanitárias ocorreram foram as avenidas Juvenal de Campos (Trevo da Vida), Ipanema (Cruz de Ferro), Dom Aguirre (altura do número 3.465), São Paulo (altura do número 5.450) e Armando Pannunzio (altura do número 1.601).

De acordo com os números computados, na avenida Ipanema foram abordadas 1.123 pessoas, cinco com sintomas; na avenida Juvenal de Campos 733 pessoas, sete com sintomas; na avenida São Paulo 763 pessoas, nenhuma com sintomas; na avenida Dr. Armando Pannunzio 1.050 pessoas, três com sintomas; e na avenida Dom Aguirre 4.470, 28 com sintomas.

Região Metropolitana de Sorocaba

Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMs), no total 12 cidades também realizaram barreiras sanitárias na sexta-feira, dia 22, para fiscalizar a entrada de veículos e tentar evitar o avanço da pandemia do novo coronavírus.

Os bloqueios ocorreram nos seguintes municípios: Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itu, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque e Tatuí. Já em Tietê foram instaladas faixas educativas. (Ana Cláudia Martins)