Sorocaba e Região

Barrados no 1º dia do Enem podem escolher se irão neste domingo (24)

Portões serão abertos às 11h30. Urbes têm linhas especiais de ônibus
Candidatos resolverão hoje questões de matemática e de ciências da natureza. Crédito da foto: Pedro Negrão (8/11/2014)

Estudantes impedidos de fazer o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por superlotação das salas podem decidir se irão ao segundo dia de aplicação, hoje (24).

Todos os que se sentiram prejudicados podem fazer o pedido de reaplicação pela página do participante entre amanhã (25) e 29 de janeiro. O candidato deve relatar o ocorrido e não precisa apresentar documento de comprovação. As informações são da assessoria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As provas serão reaplicadas nos dias 23 e 24 de fevereiro para os pedidos deferidos. Data na qual também farão o exame: candidatos que enfrentaram outros problemas de logística, como falta de energia elétrica; que manifestaram estar com Covid-19; Pessoas Privadas de Liberdade (PPL); e os inscritos do estado Amazonas, onde o governo suspendeu o exame por conta da crise sanitária.

Leia mais  Uniten abre inscrições para cursos gratuitos de capacitação técnica

De acordo com a assessoria do Inep, o inscrito impedido de realizar a 1ª parte do exame tem a opção de decidir se vai ou não à 2ª. “Ele pode optar por fazer a prova neste domingo ou fazer reaplicação dos dois dias (em fevereiro)”, afirma assessor do Inep.

“O importante é o participante fazer o pedido da reaplicação. Ele não tem a obrigatoriedade de comprovar. Com o relato, o Inep consegue averiguar internamente, conferindo as atas de sala e identificando as situações”.

Segundo dia

Hoje (24), no segundo dia de aplicação da versão impressa do exame do Enem, os candidatos resolverão questões de matemática e de ciências da natureza. Em Sorocaba, as provas devem mobilizar 15 mil postulantes. Com base na prova do último domingo (17), primeiro dia de aplicação, a expectativa é que o exame tenha menos textos longos e que os enunciados sejam mais objetivos.

A Urbes Trânsito e Transportes disponibilizará uma linha especial para atender os participantes. Os ônibus que farão o trajeto das linhas para os locais das provas começarão a rodar a partir das 11h.

Leia mais  Polícia Civil de Sorocaba incinera três toneladas de drogas

Um coletivo terá saída para a Universidade de Sorocaba (Uniso) e outro para a Universidade Paulista (Unip). Ambos terão sua partida do terminal São Paulo. Na zona oeste, a Anhanguera também terá ônibus, mas com saída do terminal Santo Antônio.

Na primeira prova, mais de 15 mil estudantes fizeram a prova com conteúdos de linguagem, ciências humanas e redação. Por conta da pandemia da Covid-19, os portões dos locais do exame abriram às 11h30, ou seja, 30 minutos mais cedo do que as edições anteriores por Já o fechamento dos portões será às 13h. A prova começa às 13h30 e termina às 18h30. (Da Redação, com informações do Estadão Conteúdo)

Comentários