Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bancos atendem em horário reduzido

26 de Março de 2020 às 00:01

Bancos atendem em horário reduzido As agências estão orientando os correntistas sobre as mudanças e os serviços disponíveis na internet. Crédito da foto: Fábio Rogério (25/3/2020)

As agências bancárias em Sorocaba, públicas e privadas, passaram a atender os clientes em novo horário, das 10h às 14h. A medida está valendo em praticamente todo o País, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que fez o anúncio da decisão nesta quarta-feira (25). Além disso, para atendimento exclusivo de idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiências, o atendimento será das 9h às 10h.

Conforme a Febraban, os funcionários estão trabalhando em regime contingenciado, ou seja, com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais. O presidente do Sindicato dos Bancários de Sorocaba, Júlio César Machado, disse que boa parte dos funcionários das agências bancárias estão trabalhando em suas casas, assim como os bancários considerados do grupo de risco.

Conforme Júlio, o atendimento nos caixas eletrônicos continua normal, com o mesmo horário de funcionamento. “Há bancos em que a área de autoatendimento fica aberta ao público em geral até às 22h, e em algumas agências até às 18h. Isso, por enquanto, continua mantido”, diz.

A Febraban recomenda ainda que os clientes e usuários do setor bancário atendam às orientações das autoridades sanitárias e evitem deslocar-se para as agências, dando preferência para usar produtos e serviços pela internet.

Segurança

Em relação às medidas tomadas pelas agências, a Febraban afirma que, além da redução do fluxo de pessoas nos bancos, foi intensificada a higienização de terminais de autoatendimento.

Já o Sindicato dos Bancários de Sorocaba afirma que alguns bancos disponibilizaram máscaras e luvas para os seus funcionários e que álcool em gel também está presente em várias agências bancárias, incluindo a área de autoatendimento.

Porém, o presidente do sindicato disse que na área dos caixas eletrônicos, por exemplo, onde não há presença de profissionais de segurança, as câmeras de videomonitoramento já flagraram pelo menos um caso de furto de embalagem de álcool em gel. “A pessoa colocou na bolsa e foi embora”, contou Júlio.

Ainda conforme ele, uma agência bancária de Sorocaba chegou a ser fechada na terça-feira, depois que um funcionário apresentou sintomas de gripe e teria sido considerado suspeito do novo coronavírus, após ser atendido em uma unidade de saúde. “O banco foi fechado e totalmente higienizado para ser reaberto.” (Da Redação)