Buscar no Cruzeiro

Buscar

Balonistas testam isolamento em voo para o retorno do esporte

30 de Maio de 2020 às 19:17

Balonistas testam novos procedimentos para o retorno do esporte O cesto do balão foi separado por um plástico para evitar o contato entre piloto e convidados. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (30/5/2020)

Balonistas escolheram Araçoiaba da Serra para testar novos procedimentos de voo em tempos de pandemia do novo coronavírus. O objetivo é estabelecer regras de higiene e distanciamento social para um eventual retorno do esporte no País.

O teste foi conduzido neste sábado (30) pela Confederação Brasileira de Balonismo, cuja sede fica em Araçoiaba da Serra. Entre as novas medidas, uma "parede" de plástico foi instalada no meio do cesto do balão. A ideia é isolar o piloto dos convidados.

Balonistas testam isolamento em voo para o retorno do esporte "Parede" de plástico foi instalada no cesto. Crédito da foto: Vinicius Fonseca (30/5/2020)

O isolamento, feito de material transparente, é instalado em duas laterais do cesto do balão. Ele chega próximo ao maçarico.

Redução de pessoas

Segundo Johnny Alvarez, conhecido como Johnny do Balão, atual presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, a quantidade de pessoas no interior do cesto também será reduzida. "A ideia é diminuir em 50%", conta.

Durante o voo teste, os convidados e os pilotos utilizaram álcool em gel nas mãos. O café da manhã, tradicional antes da decolagem, foi cancelado para evitar aglomeração. Já o brinde com champanhe, após o pouso, foi feito com taça de plástico - para facilitar o descarte do material.

https://youtu.be/FFNtPVSxQ2k

O resultado de voo deste sábado (30) será transformado em um comunicado feito pela entidade. Os cerca de 100 balonistas do País receberão as normas e serão responsáveis em apresentá-las aos prefeitos de seus respectivos municípios. "O nosso objetivo é o retorno do esporte com segurança para todos", diz Alvarez. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos