Buscar no Cruzeiro

Buscar

Baixa procura por vacinas preocupa a saúde pública

26 de Agosto de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Baixa procura por vacinas preocupa a saúde pública A cobertura vacinal para crianças de um ano está abaixo do ideal na cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério

A baixa procura por vacinas em Sorocaba preocupa a Secretaria da Saúde (SES). Uma delas é a vacina contra o sarampo, principalmente a dose para crianças de um ano. Segundo a SES, neste momento, a cobertura vacinal para crianças nessa faixa etária está abaixo do ideal.

A SES afirma que a maior preocupação é a dose das crianças de um ano que atualmente tem cobertura vacinal de 86,09%. O ideal seria que o índice de vacinados nessa idade fosse no mínimo de 95% da nossa população.

Sorocaba realiza a campanha de vacinação contra o sarampo desde o dia 20 de julho deste ano e segue até o próximo dia 31. No sábado (22), a SES realizou o “Dia D” da vacinação contra o sarampo.

A aplicação da vacina ocorreu das 8h às 16h nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rodrigo, Sorocaba I, Fiori, Laranjeiras, Hortência e Éden. O objetivo foi exatamente intensificar a vacinação em crianças a partir dos 6 meses a adultos de 29 anos, conforme avaliação da situação vacinal. Adultos de 30 a 49 anos também puderam se vacinar.

A vacina tríplice viral aplicada na campanha protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Conforme a SES, no “Dia D”, no último sábado, foram aplicadas no total 680 doses da vacina SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola), 120 doses de Influenza e 76 doses de outras vacinas.

Além disso, desde o início da campanha, durante um mês (20 de julho a 20 de agosto), no total foram vacinadas 3.467 pessoas.

A SES afirma ainda que nesta campanha contra o sarampo, os pais e responsáveis são importantes no processo de controle da doença e devem comparecer aos serviços de vacinação com as crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Pandemia afeta vacinação

Para a SES, existe a preocupação com o risco de contato e contágio de Covid-19, devido ao cenário nacional da pandemia. “Temos percebido neste contexto atual uma queda na cobertura vacinal das vacinas de rotina da infância”, informa.

A SES destaca ainda que a campanha é somente uma ação de intensificação da vacinação.

Mesmo após o dia 31 de agosto, a vacina continuará disponível nas 32 UBSs. As pessoas podem comparecer nestas unidades com a carteira de vacinação para verificar a necessidade de atualização das vacinas.

Sorocaba registrou quatro casos confirmados de sarampo em 2020. No ano de 2019, foram 76 casos confirmados.

Para consultar o endereço das UBSs para a vacinação, basta acessar o link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu/#/ . (Ana Cláudia Martins)