Buscar no Cruzeiro

Buscar

Bairros Zacarias, Vila Sabiá e João Romão querem resgatar autoestima

09 de Dezembro de 2018 às 12:39

Uma região que quer resgatar a autoestima Os jovens Izac e Patricia querem levar para as crianças a iniciativa de plantar mudas para melhorar a arborização. Crédito da foto: Rebeca Preto / Cortesia

Não é segredo para ninguém que os bairros Zacarias, Vila Sabiá e João Romão há anos sofrem com a questão do tráfico de drogas. Mas também não é nenhuma novidade que isso tem em todos os bairros de Sorocaba, em maior ou menor grau.

No entanto, essa região se sente esquecida pelo poder público e por isso os jovens dessas comunidades querem fazer algo para proporcionar melhorias a todos os moradores e resgatar a autoestima da população que vive ali. Entre os projetos estão a formação de um clube para as crianças aprenderem sobre jardinagem, oferecer oficina de maquiagem, de teatro, ensinar a tocar violino e, o que está prestes a acontecer já nos próximos dias: inaugurar uma biblioteca comunitária.

A reportagem esteve no bairro na semana passada para ouvir a população a respeito do atendimento na área da saúde e se deparou com muitos planos dos jovens. Enquanto na saúde a maioria elogiou -- foram poucas as críticas sobre tempo de espera para atendimento ou falta de médicos -- as outras áreas como lazer, esporte, cultura e infraestrutura urbana foram alvo de demandas.

Uma região que quer resgatar a autoestima Rebeca: projeto de voluntariado. Crédito da foto: Rebeca Preto / Cortesia

Rebeca Oliveira Preto, 23 anos, e Patricia Araújo de Mello, 19 anos, contam que tinham criado um projeto voluntário para ser levado para as crianças, mas acabaram se sentindo desmotivadas e desestimuladas. Isso aconteceu no mesmo período em que estava diminuindo a oferta de cursos no Território Jovem.

Elas lembram que no Território Jovem tinha diversas aulas como boxe, kung fu, grafite e artes, mas foram interrompidas. Uma das poucas atividades oferecidas no bairro agora é o projeto Corpo e Mente, que leva meditação para as pessoas e foi muito elogiado pelas meninas. “É feito lá no postinho e é realizado toda segunda, às 8h”.

As jovens chegaram a ir até a escola do bairro colher assinaturas dos interessados em manter os cursos do Território Jovem. “Mas aí veio alguém ligado à Prefeitura e disse que a gente não poderia se envolver nisso, então paramos”, lamenta Rebeca. E por causa do acontecido, também não se manifestaram sobre as ações que pretendiam realizar.

“Queremos que voltem os cursos do Território Jovem e que deixem os jovens se envolverem mais. A gente quer trabalhar com as crianças”

Izac Araújo de Melo, 20 anos, conta que tem feito algo individual, que é plantar mudas por aquela região com o objetivo de arborizar mais. Ele disse que gostaria de desenvolver um projeto de jardinagem junto às crianças, mas devido ao ocorrido com as meninas, não sentiu abertura para isso.

Os projetos de voluntariado dos jovens foram deixados de lado, mas a vontade de fazer algo pela comunidade sempre existiu, disseram. E tem mais: um dos rapazes toca violino e manifestou interesse em oferecer aula; Patricia queria dar curso de maquiagem; Rebeca pensou em realizar um clube de leitura com as crianças, e existe também a possibilidade de oferecer aulas de teatro. “Queremos que voltem os cursos do Território Jovem e que deixem os jovens se envolverem mais. A gente quer trabalhar com as crianças”, afirma Patricia.

Espaço aberto para voluntários

Uma região que quer resgatar a autoestima O Território Jovem deixou de oferecer diversos cursos para comunidade. Crédito da foto: Rebeca Preto / Cortesia

A boa notícia é que os planos poderão ser viabilizados. Assim que soube do interesse dos jovens, a Prefeitura disse que o espaço está aberto. Interessados em se voluntariar, devem procurar a coordenação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João Romão para se articularem e organizarem.

De acordo com o órgão municipal, o Território Jovem João Romão é vinculado à Secretaria de Igualdade e Assistência Social (Sias). Os cursos eram oferecidos por uma empresa contratada e o contrato se encerrou. Além disso, algumas atividades eram iniciativas de voluntários, que acabaram se desligando.

Atualmente, o Território Jovem conta com aulas de capoeira (segunda e quarta-feira, das 19h às 20h), mas a partir de fevereiro de 2019, serão ofertadas aulas gratuitas de hip hop/danças urbanas, contação de histórias, teatro infantil e artesanato.

[irp posts="13790" ]

 

No Território Jovem, os jovens de 14 a 24 anos também estão participando de turmas de preparação para o mercado de trabalho. Os interessados devem procurar a unidade e se inscrever para as novas turmas, que terão início em janeiro de 2019.

A Prefeitura ainda lembra que desde o ano passado, teve início o programa Sorocaba Voluntária, com o objetivo de incentivar o voluntariado na cidade, destacando a importância da consolidação deste trabalho para todos os envolvidos. Para participar basta acessar o site www.sorocaba. sp.gov.br/voluntarios e se inscrever. Após a realização do cadastro, triagem e seleção, os voluntários irão atuar nos dias e horários que puderem, mas sempre com compromisso e responsabilidade.

Moradores pedem mais lazer e cultura para a comunidade

Não apenas os jovens pediram melhorias para os três bairros -- Zacarias, Vila Sabiá e João Romão -- como também adultos que moram naquela região. Os adultos, que preferiram não divulgar seus nomes, disseram que tem quadra lá, mas apenas para futebol. “A gente queria que instalassem rede para o pessoal jogar vôlei e tabelas para o basquete. Seria bom se tivesse alguém para dar aulas desses esportes também”, disse um pai de família.

Uma região que quer resgatar a autoestima Falta de espaço para esporte é reivindicação nos bairros. Crédito da foto: Arquivo JCS

Ouvida a respeito, a Prefeitura não respondeu se pretende implantar a rede e a tabela, apenas disse que a quadra da Vila Sabiá está passando por revitalização. “A pintura da nova linha demarcatória está programada para ocorrer amanhã. Além disso, foi feita a mureta de proteção e a colocação do alambrado.” Já a quadra do João Romão está em boas condições de utilização.

Outros moradores observaram que falta espaço de lazer para as crianças, por isso gostariam que a Prefeitura colocasse gangorra, escorregador e balança para os pequenos. De acordo com o órgão municipal, “neste momento não há disponibilidade orçamentária para implantação de playground.”

[irp posts="52180" ]

 

Outro benefício que tem nos demais bairros da cidade e ali falta, disseram, é uma ciclovia. Em resposta a esse interesse dos moradores, a Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade disse que vai realizar um estudo detalhado para verificar a possibilidade de implantar ciclovia na região.

Quem mora ali também queria que o órgão municipal levasse mais eventos como shows, teatro, apresentações de dança. Sobre isso, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) informou que esses bairros foram incluídos na 5ª edição do Arrastão Cultural, realizada em agosto deste ano.

Além do Arrastão Cultural, a Secultur lembra que ofereceu no Dia das Mães o show “Tributo ao Rei Roberto Carlos”, com o artista Roberto Guimarães, no bairro. A Secretaria ainda disse que no Cras João Romão acontecem oficinas gratuitas de dança e capoeira para toda a comunidade e que no dia 22 de dezembro, será realizado um evento especial de Natal na entrada do bairro da Vila Sabiá.

Doação garante a instalação de biblioteca comunitária na região

Como nada nessa vida é por acaso, a vontade dos jovens em fazer algo pela comunidade se aliou à vontade de alguém que tinha 300 livros para doação, mas queria dar o seu acervo para quem fizesse bom uso. O contato entre as partes foi feito mas ainda faltava conseguir um espaço, e aí entrou também a Prefeitura de Sorocaba, que atendeu a solicitação dos jovens e cedeu uma sala do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João Romão para abrigar o que será a biblioteca comunitária do bairro. Os jovens estão contando com o apoio da chefe de Seção de Proteção Básica, Gislene Aparecida Fernandes, que é coordenadora do Cras.

Uma região que quer resgatar a autoestima Espaço de leitura será montado em sala cedida no Cras João Romão. Crédito da foto: Rebeca Oliveira / Cortesia

Eles já formaram um grupo e se organizaram para levar adiante o projeto, que intitularam de Portal de Ideias. Estão à frente desse trabalho, além de Rebeca Oliveira Preto e Patricia Araújo de Mello, citadas acima, Jaine Fernanda Fiaux Cassiano, 19 anos, e Bruno Kaique, 20 anos. “Agora só falta a gente providenciar as estantes e buscar os livros”, comemoram.

De acordo com Rebeca, a ideia é iniciar o clube de leitura para as crianças, com o objetivo de incentivá-las. “Nós, como voluntários, vamos atrás, levar essa ideia pro pessoal, convidar a conhecer, sabe.”

Rebeca acredita que esse projeto vai se expandir aos poucos. “Temos muitas ideias, o que for sendo possível fazer, com o passar do tempo, nós queremos fazer. Para a gente, a biblioteca representa um grande passo voltado ao que importa mesmo, que é o futuro da nossa geração. O mundo está cada vez mais difícil, as pessoas estão cada vez menos conscientes, têm se distanciado de coisas tão importantes como a leitura, e nós queremos resgatar isso, porque a leitura é primordial para formar cabeças pensantes. Estamos muito felizes pelo projeto, queremos plantar sementinhas do bem.” (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos