Buscar no Cruzeiro

Buscar

Avenida Pereira Inácio é adaptada para o BRT em Sorocaba

06 de Maio de 2020 às 00:01

Avenida Pereira Inácio é adaptada para o BRT Crédito da foto: Divulgação / Consórcio BRT

A Concessionária BRT Sorocaba concluiu as obras na avenida Comendador Pereira Inácio, que compõe o Corredor Estrutural Sul e representa a principal ligação entre a área central de Sorocaba e a avenida Washington Luiz. Essa é a primeira obra entregue e faz parte do projeto de modernização de vias para implantação do sistema BRT (Bus Rapid Transit).

O trecho entregue possui 600 metros de extensão, que agora contam com cinco novas paradas de ônibus e pista dupla sinalizada para veículos e pedestres. Ao todo, o Corredor Estrutural Sul conta com quatro quilômetros de extensão. Além da avenida Comendador Pereira Inácio, fazem parte dele trechos das avenidas Washington Luiz, avenida Antonio Carlos Comitre e trecho da avenida Izoraida Marques Peres, até o limite entre Sorocaba e Votorantim.

“Os corredores estruturais são corredores já existentes que estão passando por padronização dos abrigos de parada, com piso rígido e calçada com acessibilidade além da requalificação do asfalto. Nesses corredores, transitarão além dos ônibus do BRT também os ônibus do atual sistema pela faixa da direita. O embarque e o desembarque serão realizados pela porta da direita”, afirma o diretor da concessionária, Luiz Alexandre Massariol.

Além dele, são corredores estruturais os corredores Área Central (parte da avenida Moreira Cesar, rua Cesário Mota, rua São Bento, rua Souza Pereira, rua Dr. Álvares Soares, rua Sete de Setembro, rua Miranda Azevedo, rua Padre Luiz, rua Santa Clara, parte da avenida Juscelino Kubitscheck e rua Leopoldo Machado, Comendador Binário, Leste (avenida São Paulo) e General Osório.

Já os corredores expressos BRT serão três (Itavuvu, Ipanema e Oeste -- nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio) e neles circularão somente os veículos BRT. Os ônibus farão suas viagens sempre na faixa à esquerda junto ao canteiro central. A faixa da direita ficará liberada. (Da Redação, com informações da BRT Sorocaba)