Buscar no Cruzeiro

Buscar

Avanço de casos de dengue deixa Sorocaba em alerta para a doença

06 de Novembro de 2019 às 19:40

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Crédito da foto: Divulgação/ Fiocruz

A Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba divulgou nesta quarta-feira (6) um novo boletim epidemiológico. O levantamento da Vigilância em Saúde traz dados referentes aos casos de arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e sarampo.

[irp posts="157092" ]

 

De acordo com a SES, Sorocaba registrou 1.062 casos confirmados de dengue (905 autóctones, 107 importados e 50 indeterminados), 88 de chikungunya (79 autóctones, cinco importados e quatro indeterminados) e um caso importado de febre amarela, infectado na cidade de Cajati.

Nenhum caso de zika foi registrado. Foi confirmado um óbito por dengue ocorrido em junho, sendo a paciente do sexo feminino de 54 anos, sem comorbidades.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, o avanço dos casos de dengue em períodos sem chuvas é um fator de alerta para a possibilidade de novo momento epidêmico no próximo período sazonal -- que será no primeiro semestre do ano de 2020.

O documento também traz a conclusão da última Avaliação Densidade Larvária (ADL) do município. O resultado foi de 1,1%, que ainda indica sinal de alerta para infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade apesar da redução do indicador. Em julho, o índice era de 1,5% (alerta).

Sarampo

Já os casos identificados de sarampo são 46, todos autóctones. Eles estão distribuídos em todas as áreas do município e foram confirmados por exame laboratorial (sorologia).

Dentre os confirmados, 26 (56,5%) casos são do sexo masculino e o maior número de casos é na faixa etária de 20 a 34 anos e menores de 4 anos.

O documento aponta que a regional oeste da cidade confirmou 18 casos, seguido da leste (17) e, por último, a norte, com 11 confirmações. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)