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Auxílio emergencial e FGTS levam sorocabanos às agências da Caixa

26 de Julho de 2020 às 00:01

Auxílio emergencial e FGTS levam sorocabanos às agências da Caixa Movimento na agência da avenida Ipanema foi intenso entre os correntistas da poupança social. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/7/2020)

Sorocabanos enfrentaram filas para receber atendimento presencial nas agências da Caixa Econômica Federal neste sábado (25), que abriram exclusivamente para realizar os saques dos beneficiários do Auxílio Emergencial do governo federal e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As unidades do Centro, na rua Dr. Álvaro Soares, do Além Ponte, na avenida São Paulo, e da Vila Nova Sorocaba, na avenida Ipanema, funcionaram das 8h às 12h.

Ao todo, 680 agências do banco estatal abriram em todo o País para que os correntistas da poupança social pudessem realizar o saque de R$ 600 do auxílio emergencial e até R$ 1.045 do FGTS. O pagamento da terceira parcela do benefício federal estava liberado para trabalhadores nascidos no mês de janeiro; já o fundo de garantia foi disponibilizado para pessoas nascidas em janeiro, cujo pagamento foi depositado no dia 29 de junho.

Na agência da avenida Ipanema, zona norte de Sorocaba, os clientes passavam por uma primeira triagem e eram rapidamente encaminhados aos caixas eletrônicos, ou direto para o atendimento interno no banco, que funcionava com 50% da sua capacidade. O superintendente de rede da Caixa, José Luiz Pavanelli, explicou que, diante da demanda, a instituição decidiu realizar o funcionamento esporádico no sábado para atender os trabalhadores nascidos em janeiro.

Auxílio emergencial e FGTS levam sorocabanos às agências da Caixa José Luiz Pavanelli, superintendente de rede da Caixa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (25/7/2020)

“A expectativa era de um movimento razoável, por isso nós deslocamos funcionários e capacitamos a equipe para que nós pudéssemos ter um atendimento fluindo com velocidade e qualidade”, disse o responsável do banco.

O morador do Ipanema Ville, Agnaldo Matioli, 37 anos, acompanhava a esposa para efetuar o saque da terceira parcela do auxílio emergencial. O casal chegou antes da abertura da unidade para conseguir ser atendido por primeiro. “Essa já é a quarta vez que nós estamos tentando realizar o saque, mas ele avisaram que a data havia sido alterada”, relembrou Matioli, que aguardava há pouco mais de uma hora na calçada.

Em outro ponto da zona norte, na agência da avenida Itavuvu, alguns correntistas procuravam por ajuda para realizar o saque dos benefícios. A moradora do Parque das Laranjeiras, Bianca Cândido da Conceição, 20 anos, se dirigiu a unidade após receber um comunicado no aplicativo da Caixa, mas foi surpreendida com a notícia que aquela agência não estava funcionando. “Ontem estava normal, eu até paguei uma conta. Hoje aparece a mensagem dizendo que eu preciso comparecer ao banco. Eu estou tendo problema para gerar o código, então vou ter que ir à Ipanema tentar resolver”, relatou a beneficiária.

O superintendente do banco estatal explicou ainda que o suporte interno na agência era direcionado as pessoas que tiveram algum problema ao tentar gerar o código via aplicativo para liberar o saque. Nesses casos, os correntistas precisaram comparecer a unidade munidos de um documento original com foto. “Os casos de inconsistência cadastral podem ser resolvidos diretamente pelo aplicativo Caixa Tem, onde o usuário consegue escanear documentos seguindo um passo a passo”, alertou Pavanelli.

De acordo com o representante da Caixa Econômica Federal, o banco realizará avaliações semanais que decidirão sobre a possibilidade de reabrir novamente as agências nos próximos sábados conforme a demanda.

Aplicativo é solução para saque e serviços

A Caixa Econômica Federal informou na manhã de ontem (25) que os beneficiários do auxílio-emergencial com contas bloqueadas preventivamente por inconsistência cadastral podem realizar o desbloqueio pelo próprio aplicativo Caixa Tem. Para isso, é necessário seguir as orientações do aplicativo para enviar uma documentação. “O processo é digital e o desbloqueio ocorre em até 24 horas”, afirma a instituição.

Já os usuários que tiveram as contas bloqueadas por suspeita de fraude serão orientados pelo aplicativo a procurar uma agência para o desbloqueio, de acordo com o calendário escalonado por mês de aniversário.

Os ciclos de crédito em conta e saques em espécie seguem até dezembro para o pagamento das cinco parcelas definidas pelo Governo Federal para o público do CadÚnico e para quem se cadastrou pelo aplicativo Caixa Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br. A expectativa do banco era de que, ontem (25), 3,8 milhões de brasileiros sacassem a parcela a que têm direito do auxílio emergencial.

FGTS

Desde ontem os trabalhadores nascidos em janeiro que tiveram o crédito do saque emergencial do FGTS e que não movimentaram a conta Poupança Social Digital, ou que tenham saldo remanescente, e não sacaram o benefício em dinheiro, podem transferir o recurso, via aplicativo Caixa Tem, para outras instituições financeiras.

É possível, ainda, realizar o saque via aplicativo, gerando o código que deve ser utilizado nos terminais eletrônicos da Caixa, unidades lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui. Ou utilizar os recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços. (Wesley Gonsalves, com informações da Caixa)

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