Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aumento do consumo em 25% faz Saae alertar população para economia de água

18 de Dezembro de 2018 às 08:00

As altas temperaturas, aliadas à falta de chuva, fizeram com que o consumo de água aumentasse em 25% em toda a cidade. Crédito da foto: Secom - Sorocaba

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba) faz um alerta à população de Sorocaba para que economize o máximo possível de água, devido à possibilidade de desabastecimento nos bairros localizados nas regiões mais altas da cidade. A autarquia adotou medidas para manter o nível dos reservatórios e evitar assim o desabastecimento da região, desligando durante a noite, as bombas dos reservatórios do Central Parque e Júlio de Mesquita Filho (Sorocaba 1) que abastecem a zona oeste de Sorocaba. As altas temperaturas aliadas à falta de chuva, fizeram com que o consumo de água provocasse um aumento em 25% o consumo em toda a cidade.

O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira, esclarece que a região da zona oeste precisou passar por esse racionamento. “As bombas têm um limite de trabalho e não conseguem fazer mais do que elas estão programadas para fazer. Quando a população usa mais, os reservatórios baixam, obrigando a desligar até que voltem a um nível adequado”, informa Ronald.

[irp posts="54902" ]

 

Outra medida salientada por ele foi a questão do abastecimento feito pelas adutoras. A captação é feita na represa de Itupararanga, percorrendo 14 km de tubulação, e para evitar que haja rompimentos ou que se houver, que causem menos prejuízo ao cidadão, como o ocorrido em 2017, episódio que fez com que o prefeito José Crespo determinasse que o Saae montasse um plano de manutenção de adutoras e equipes para manutenção e prevenção de rompimentos.

Ronald também garantiu que não existe a possibilidade de desabastecimento total da cidade e que o órgão já está trabalhando em medidas preventivas para isso. “Sorocaba tem 500 bairros, apenas três sofreram o reflexo desse controle. Mas a população pode ficar tranquila, a situação é estável e o Saae já está realizando obras na ETA do Cerrado que atenderão a zona oeste, melhorando o bombeamento daquela região. Além disso, também temos as intervenções de ampliação dos Centros de Distribuição no Éden e no Campolim”, explica.

As obras de reparos também acarretam algum tipo de desabastecimento, porém, estas ações são pontuais e programadas durante todo ano, com divulgação prévia, no site da autarquia: saaesorocaba.com.br e da Prefeitura de Sorocaba: agencia.sorocaba.sp.gov.br.

Há previsão de chuvas para Sorocaba nos próximos dias, principalmente nos finais de tarde

A partir de 2020, os sorocabanos vão contar com mais uma Estação de Tratamento de Água (ETA), a do Parque Vitória Régia (zona norte), que está prevista no plano de governo do prefeito José Crespo, sendo a primeira que irá captar e tratar água do rio Sorocaba. “A população terá mais segurança com a questão do abastecimento, essa nova ETA vai tratar e distribuir água diretamente do nosso rio, fazendo com que a proximidade evite desabastecimento” , afirmou o diretor do Saae.

Escassez de chuva

De acordo com a meteorologista Helena Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o índice pluviométrico da cidade registrava 60 milímetros até as 14h de segunda-feira (17). O esperado para dezembro, segundo ela, são 182 mm, ou seja, ainda faltam 122 mm em duas semanas.

Helena explica que o fator principal para a escassez de chuvas é a alta pressão atmosférica. Por conta disso, o ar toma conta da atmosfera e inibe a formação de nuvens, sobretudo as de tempestades. “Se o sistema de alta pressão sair de cima do Estado de São Paulo, aí a gente consegue que haja formação de mais nuvens, então chove e regula melhor as temperaturas”, afirma.

Conforme a meteorologista, há previsão de chuvas para Sorocaba nos próximos dias, principalmente nos finais de tarde. “Devem ser aquelas chuvas isoladas, por conta da chegada das brisas marítimas que vêm do oceano”, comenta.

Vale lembrar que, apesar do calor intenso dos últimos dias, a estação da vez ainda é a primavera. O verão, no Brasil, tem início em 21 de dezembro e segue até 20 de março. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos