Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aumenta procura por formalização de MEIs

17 de Abril de 2019 às 00:36

A emissão da carteira de trabalho será feita gratuitamente pelos Correios. Crédito da foto: Marcello Casal Jr./ Agência Brasil

O Espaço Empreendedor, instrumento estadual de auxílio aos pequenos empresários e microempreendedores individuais (MEIs) concluiu o primeiro trimestre deste ano registrando um aumento de 22% em formalizações de empresas de Sorocaba e região em relação a 2018.

Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), nos três primeiros meses de 2019 foram registrados 2.402 processos de formalização. Segundo a pasta, este é o maior número registrado desde a instalação do programa em Sorocaba, em 2016.

[irp posts="6016" ]

 

Marcos Lensk, chefe de divisão responsável pelo Espaço Empreendedor, explica que esse aumento se dá pela disseminação da ideia do empreendedorismo como uma forma de se recolocar no mercado de trabalho, em que o trabalhador passa a “assumir a posição de chefe da empresa, em vez de empregado”. “Com a facilidade do processo de regularização, fica muito mais fácil para os MEIs exercerem um trabalho autônomo. Um cabeleireiro pode prestar serviços para um salão sem que haja vínculo empregatício”, exemplifica Marcos.

Além da autonomia por dispor de um cadastro de pessoa jurídica (CNPJ), o Espaço destaca outros benefícios que podem ser explorados pelas empresas ao serem regularizadas, como o acesso aos empréstimos de crédito pelo Banco do Povo Paulista, diminuição dos valores de tributos mensais (INSS, ISS e ICMS), apoio técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outras vantagens.

O Espaço Empreendedor está localizado na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 1927, Vila Casanova. Mais informações pelo telefone 3229-2372. (Da Redação)