Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aulas presenciais em escolas municipais de Votorantim serão retomadas em 2021

08 de Setembro de 2020 às 20:37

Aulas presenciais em escolas municipais de Votorantim serão retomadas em 2021 Sala de aula. Crédito da foto: Fábio Rogério (28/7/2020)

A Prefeitura de Votorantim editou nesta terça-feira (8) um decreto municipal que institui o retorno das aulas presenciais das escolas do sistema público municipal de ensino somente em 2021. Portanto, as atividades remotas foram mantidas até o final deste ano.

O motivo é o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O decreto nº 6.047/2021 também regulamenta o retorno das aulas e atividades escolares no município.

As unidades das redes estadual e particular foram autorizadas a retornar as atividades de forma gradativa a partir de segunda-feira (14). Será preciso seguir as regras estabelecidas pelo Plano São Paulo, do governo estadual.

Pesquisa

Conforme a Prefeitura, a suspensão das aulas nas escolas municipais até o fim do ano leva em conta uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação (Seed) com a comunidade escolar. Nela, 82,7% dos 7.333 pais e responsáveis consultados optaram por manter as escolas fechadas. A medida também considera a posição do Departamento de Vigilância Epidemiológica do município, que não recomenda o retorno das aulas presenciais.

O sistema municipal de ensino continuará com as atividades de modo remoto. A PMV informa que, conforme levantamento realizado pela Seed, essa prática está sendo bem recebida por alunos e familiares.

Dos 6.808 alunos do ensino fundamental, 89% retiraram os kits de atividades nas escolas. Até dia 15 de agosto, por exemplo, foram entregues 42.614 kits pedagógicos pela Secretaria Municipal de Educação.

Creches e outras escolas

Ainda de acordo com o decreto, a medida também atinge as creches particulares conveniadas com o município. Já com relação às escolas estaduais e às instituições privadas de ensino, os estabelecimentos de ensino superior e de educação profissional e os estabelecimentos de educação não regulada, a permissão para o retorno gradual deverá obedecer as diretrizes do Plano SP (decreto estadual nº 65.061), com redação dada pelo decreto estadual nº 65.140, além da resolução Seduc nº 61, do último dia 31 de agosto.

Outras informações sobre o retorno das aulas em Votorantim poderão ser enviadas pelo e-mail ou para o WhatsApp (15) 3353-8758. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Votorantim)