Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ato cívico e desfile em Sorocaba celebram a Independência do Brasil

04 de Setembro de 2019 às 22:15
Ana Claudia Martins [email protected]

Ato cívico e desfile em Sorocaba celebram a Independência do Brasil O ato cívico será realizado na região central de Sorocaba. Crédito da foto: Marcos Corrêa / PR (8/9/2016)

Sorocaba terá desfile de 7 de setembro no feriado deste sábado, quando é comemorado o Dia da Independência do Brasil. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a programação terá início com um ato cívico, às 8h, na Praça Coronel Fernando Prestes. O desfile acontece a partir das 9h, e segue pelas ruas São Bento e XV de Novembro, no Centro de Sorocaba.

O evento é marcado pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Sorocaba, com participação da Banda Regimental do CPI-7 da Polícia Militar. Já o desfile acontece com a presença de diversas entidades, incluindo veículos motorizados.

Segundo a Prefeitura, a desfile terá a participação de 30 instituições civis e militares. Entre os participantes estão o Tiro de Guerra de Sorocaba, 7º Batalhão de Polícia Militar, 15º Grupamento de Bombeiros, Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Civil, Guarda Mirim de Sorocaba, Liga Sorocabana de Jiu-Jitsu, Legião da Boa Vontade, escolas municipais e estaduais, entre outros.

Para a realização do desfile, a Urbes -- Trânsito e Transportes vai efetuar a interdição do trânsito no perímetro do evento. O Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (Saae) vai disponibilizar água potável à população.

Votorantim cancela evento

Ao contrário do ano passado, a Prefeitura de Votorantim anunciou esta semana que este ano a cidade não terá o tradicional desfile cívico de 7 de setembro por razões de economia de recursos públicos.

Por meio da Secretaria de Educação (Seed), o município informou que “dentro das atividades da semana alusiva à Independência do Brasil, o Dia da Pátria será reverenciado nas escolas do sistema municipal de ensino na sexta-feira (6) com ato cívico, pela manhã, nas próprias unidades, no horário letivo”, diz nota envidada ao Cruzeiro do Sul.

No ano passado, a Prefeitura de Votorantim realizou as atividades de comemoração à Independência do Brasil com o hasteamento às bandeiras, além do tradicional desfile cívico ao lado da Praça de Eventos “Lecy de Campos”, na rua Acácio Miler.

A apresentação contou com a participação das autoridades locais no palanque que foi montado na Praça de Eventos. Já o desfile ocorreu na junção da rua Acácio Miler com a avenida Moacir Oseias Guitti. A concentração dos participantes foi em frente à Comas e o evento ainda contou com pontos de água, banheiros químicos e ambulância.

Participaram do desfile os carros da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, o grupo escoteiro Vuturaty, a Banda Marcial do Colégio Mônaco, além dos mais de 100 alunos de escolas municipais, ao lado dos coordenadores e diretores das respectivas unidades.

Cartão estudante poderá ser usado neste sábado

Neste sábado, dia da Independência do Brasil, excepcionalmente o cartão estudante do transporte coletivo estará habilitado para uso.

Segundo a Urbes -- Trânsito e Transporte, a mudança será realizada para facilitar o deslocamento dos alunos que desejam acompanhar as comemorações do feriado nacional na cidade.

O cartão estudante é de uso pessoal e intransferível, sendo proibido o uso do mesmo por terceiros. (Ana Cláudia Martins)

 

[irp posts="161251" ]