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Atendimento do Detran gera reclamações

20 de Janeiro de 2019 às 14:22
Marcel Scinocca [email protected]

 

A instituição alega que o problema é o aumento na procura, que teria chegado a 225%. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A demora no atendimento no posto do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), em Sorocaba, gerou incômodo e inúmeras reclamações para quem precisou do serviço nos últimos dias. Longas filas e esperas que passaram de duas horas, segundo os usuários, foram alguns dos relatos. A instituição alega que o problema é o aumento na procura, que teria chegado a 225% a partir do retorno das atividades em 2019. Já os usuários dizem que o motivo é a falta de funcionários na unidade, fato que já estaria ocorrendo desde o final do ano passado.

Na quarta-feira (9), os problemas se repetiram, com longas filas que poderiam ser visualizadas da parte de fora do prédio. O casal Júlio César da Costa e Moira Dias perdeu a viagem. “Está muito demorado. Viemos agendar emplacamento do carro, mas ficou para amanhã. O estranho é que o atendimento aqui é rápido”, disseram. Os dois relataram falta de profissionais no local. “Até para dar orientação está demorando, imagina o resto. Falta funcionário. Cheguei lá e só tinha uma pessoa atendendo e quatro, cinco pessoas que queriam atendimento seguindo ela”, diz Moira. “Não sei se é porque voltou de férias, mas está bem demorado”, acrescenta.

Para alguns, o problema vem desde o final do ano passado. “A retirada foi tranquila, mas os outros atendimentos demoraram bastante”, conta Luís Borghi, que deu entrada da documentação no final do ano passado. “Foi assim para dar entrada na renovação da CNH e no exame médico. Foi muito demorado. Na primeira vez demorou duas horas, mesmo com agendamento pela internet”, comenta.

Até quem se utiliza de fila preferencial reclamou. “A fila está enorme, isso atrapalha a gente. Geralmente, o atendimento é mais rápido”, diz o aposentado Rosenaldo Ferreira da Silva. Conforme ele, para a entrega de documentos só havia uma pessoa trabalhando.

Um despachante ouvido pelo Cruzeiro do Sul disse que a tendência é que a situação piore, isso levando em consideração o número de novos veículos na cidade. Ele também apontou que o problema começou com a troca de secretarias do Estado na gestão do Detran, que funcionava melhor, ainda conforme o relato dele, quando o órgão era gerido pela Secretaria de Segurança Pública. “A sistemática atual deles é muito complicada, deveria ser mais dinâmica”, afirma.

No entendimento desse despachante, que preferiu não ser identificado, a contratação de empresas terceirizadas e a falta de conhecimento do cidadão sobre os procedimentos do Detran ajudam a piorar a situação.

Via assessoria de imprensa, o Detran afirmou que a unidade Sorocaba tem registrado nos últimos dias procura muito acima da média pelos serviços oferecidos. “A média de atendimentos na unidade para esta época do ano é de 400/dia. Neste mês (janeiro/2019) o número subiu para 1.300 atendimentos/dia”, compara.

A instituição negou que há falta de pessoal no local. “Não há falta de funcionários e, apesar da alta demanda, não há atrasos na emissão de documentos. Todos os serviços estão sendo executados dentro dos prazos normais.”