Buscar no Cruzeiro

Buscar

Associação critica limitações impostas a supermercados em Votorantim

08 de Julho de 2020 às 00:01

Associação critica limitações impostas a supermercados em Votorantim Supermercados de Votorantim só podem funcionar até 19h durante a semana, devem fechar às 17h aos sábados e não podem abrir aos domingos. Crédito da foto: Fábio Rogério (7/7/2020)

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) criticou o decreto municipal da Prefeitura de Votorantim, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), que limita o horário de funcionamento dos estabelecimentos -- que são classificados como essenciais pelo Plano São Paulo de retomada das atividades econômicas. Desde segunda-feira (5), eles precisam fechar as portas às 19h durante a semana, e só podem funcionar até as 17h aos sábados. Aos domingos, as lojas estão proibidas de funcionar.

Para o presidente da Apas, Ronaldo dos Santos, a limitação pelo Poder Executivo vai atrapalhar a atuação dos comércios durante a pandemia do novo coronavírus. Em nota, o órgão também afirmou que a medida pode gerar aglomeração de clientes, colaborando com a disseminação do Covid-19. “Nós entendemos que essa medida não ajuda no combate ao coronavírus, porque quanto menor o período de atendimento, maior é a aglomeração dentro dele, bem como nas filas que se formam fora das lojas, em função do controle de pessoas”, avalia.

Diante das críticas, a Prefeitura de Votorantim se defendeu afirmando que cabe às empresas assumirem as ações de controle de fluxo para evitar aglomerações. “O governo municipal entende que neste momento isso não vai ocorrer se os proprietários de supermercados estabelecerem normas para a entrada em seus estabelecimentos, como preconiza o decreto municipal, estabelecendo, por exemplo, a quantidade de pessoas delimitada por metro quadrado, o uso de máscaras, a disponibilização e o uso de álcool gel, entre outras regras previstas e recomendadas pelas autoridades em saúde pública para conter a disseminação do vírus no enfrentamento à pandemia“, elenca a municipalidade.

Com a determinação do fechamento total dos supermercados aos domingos, Santos alerta para a possível “fuga” de clientes para supermercados fora da cidade. “Estando fechado, as pessoas vão para municípios vizinhos e aumenta a circulação de pessoas. A Apas entende que um horário de funcionamento mais extenso é a melhor forma de poder colaborar com o controle do coronavírus”, esclareceu o presidente.

O comerciante Wilder Gomes de Lira, 42, conta que o decreto que institui os limites de funcionamento trouxe apreensão aos empresários. “Vai ter uma procura na cidade vizinha, porque quando fecha Votorantim, o povo corre para Sorocaba. Há essa preocupação se nós vamos perder os clientes do domingo. Se vai ter o cliente no sábado, só Deus sabe”, afirmou Lira.

Pressão dos comerciantes

Inicialmente, no decreto municipal publicado em 3 de julho, Votorantim havia determinado o fechamento dos comércios às 14h aos sábados. Como adiantou ontem (7) o jornal Cruzeiro do Sul, o horário de funcionamento será expandido até as 17h nesse dia.

A mudança foi divulgada pelo secretário de Governo, Carlos Laino. Ele afirmou que a decisão foi tomada após discussões com representantes de supermercados da cidade. De acordo com a Prefeitura, o novo decreto, que oficializa a modificação, deve ser publicado hoje e já vale para o próximo sábado (11). (Wesley Gonsalves)