Arquidiocese de Sorocaba informa fechamento de igrejas ao público a partir de 2ª
O arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (22/3/2018)
Em atendimento à regressão da flexibilização de serviços não essenciais em Sorocaba para a fase 1 (vermelha), que exclui as atividades religiosas, a Arquidiocese de Sorocaba divulgou comunicado à comunidade católica no qual informa a suspensão de missas com público a partir de segunda-feira (22).
No texto, o arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Julio Endi Akamine, lembra que, "apesar de todos os ingentes esforços realizados pelas paróquias no sentido de preparar as igrejas como ambientes seguros e higienizados e sobretudo do comportamento responsável e exemplar de nossos fiéis no que se refere ao combate a pandemia, o município de Sorocaba regrediu para a fase 1
(vermelha)".
[irp posts="256096" ]
A decisão foi tomada na sexta-feira (19), pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL), em resposta ao alerta do Governo do Estado de São Paulo sobre o agravamento da pandemia do novo coronavírus em Sorocaba. Com os leitos públicos de UTI perto da lotação máxima e o aumento dos casos de coronavírus na cidade, a Prefeitura de Sorocaba endureceu, inicialmente por sete dias, a reabertura na cidade.
"Na mesma linha de responsabilidade pelo bem comum e de firme propósito de continuar contribuindo no combate à proliferação do coronavírus SARS-CoV-2, as missas com povo, nas paróquias localizadas no território da cidade de Sorocaba, estão novamente suspensas a partir do dia 22 de junho de 2020, segunda-feira", escreveu dom Julio.
O arcebispo lembra, ainda, que a mesma suspensão poderá valer para as paróquias dos outros municípios "se assim for determinado pelas autoridades competentes." (Da Redação)