Buscar no Cruzeiro

Buscar

Araçoiaba da Serra vai testar um em seis munícipes para Covid-19

21 de Julho de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Araçoiaba vai testar um em seis munícipes para Covid-19 O médico Francisco Fernandes, secretário da Saúde, espera testar 17,27% da população da cidade. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (25/8/2016)

A cidade de Araçoiaba da Serra, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), quer testar um de cada seis habitantes da cidade até os próximos 30 dias. A informação é da Prefeitura.

Cerca de 5,9 mil testes, incluindo os rápidos, deverão ser aplicados nos mais de 34 mil habitantes. Dois mil testes foram recebidos pelo município na semana passada.

A cidade tem 34.146 habitantes, conforme a expectativa de população do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, caso aplicados as 5,9 mil testes, incluindo os rápidos, Araçoiaba terá testado 17,27% da população.

Número de testes

De acordo com o secretário de Saúde da cidade, o médico Francisco Fernandes, cerca de 1,9 mil testes já foram realizados no município desde o início da pandemia. Além disso, dois mil testes foram comprados e entregues na semana passada. Outros dois mil entraram segunda-feira (20) em processo de compra.

Segundo o secretário, o programa foi iniciado há cerca de um mês, com testes em profissionais de saúde e da assistência social. Também foram testados profissionais da fiscalização e habitantes de asilos da cidade.

Funcionários do setor público de obras e motoristas estão no cronograma para a semana que vem. Depois, conforme Fernandes, virão os testes em servidores do Paço Municipal e, logo em seguida, em profissionais que atuam na área de educação.

Data correta

Haverá ainda outro processo, a partir do dia 27, para a testagem de pessoas que tiveram contato com casos confirmados do novo coronavírus (contactantes). Conforme o secretário, a preocupação está em fazer esses testes nas datas corretas, conforme os procedimentos técnicos dos testes descritos nas bulas dos fabricantes: o chamado “swab”, com coleta nasal, a partir do quinto dia de contato, e rápido, a partir do oitavo dia. “O 14º dia é o melhor. A chance de a gente acertar o diagnóstico nessa data é a melhor possível”, diz.

A cidade possui seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das quais quatro participarão do processo. “Vai dar um panorama melhor da situação do doença, dos anticorpos no nosso município. Será uma amostragem grande da população”, comemora o secretário.

Fernandes explica que uma série de fatores ajudou a cidade a chegar nesse patamar. De acordo com ele, o município recebeu dinheiro para a compra dos testes, o valor do produto está mais acessível e o momento é adequado para a realização dos testes. “Casou tudo”, diz.

Com relação aos valores, os primeiros lotes comprados na cidade custaram mais de R$ 80, e o segundo, cerca de R$ 50. A expectativa é de que no novo lote o valor gasto seja ainda menor.

Testes diários

Conforme o secretário, a cidade realiza, atualmente, cerca de 50 testes por dia. A expectativa é de que esse número dobre.

Ele também elencou o número de testes realizados na cidade nos últimos meses. Foram 350 em abril; 450 em maio; 750 em junho e, para este mês, espera-se fechar na casa dos mil testes.

[irp posts="73443" ]

 

Os contactantes serão convocados a fazer os testes. “A ideia é ter um mapeamento da cidade, separando, inclusive quem está com gripe comum daquele que está com Covid, porque os tratamentos são distintos, incluindo o isolamento”. O novo processo atingirá também as áreas rurais da cidade, incluindo o grande número de chácaras de Araçoiaba.

A título de comparação, Sorocaba havia testado, até segunda-feira (20), cerca de 25,8 mil pessoas: cerca de um teste para cada 26 moradores, considerando-se a estimativa populacional de 679.378 habitantes da cidade. (Marcel Scinocca)