Buscar no Cruzeiro

Buscar

Araçoiaba da Serra recomenda pedestre caminhar em 'mão única' na calçada

02 de Junho de 2020 às 17:29

Araçoiaba da Serra recomenda pedestre a caminhar em 'mão única' na calçada A rua Sete de Setembro concentra a maior parte do comércio de Araçoiaba da Serra. Crédito da foto: Emídio Marques (5/3/2018)

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra resolveu organizar o fluxo de pedestres no centro da cidade. O objetivo é evitar o cruzamento de pessoas nas vias públicas para minimizar a possibilidade de contágio do novo coronavírus.

O decreto com essa medida foi publicado segunda-feira (1) pelo governo municipal. Nele, a recomendação é para que as pessoas utilizem a calçada com imóveis de número par para subir a rua. Já o lado ímpar para o pedestre descer. A referência é o sentido de circulação de veículos na via pública.

Segundo a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, a medida é apenas uma recomendação para evitar o cruzamento de pessoas nas ruas. O governo ressalta que não será aplicado multa, e as equipes de fiscalização estarão orientando os pedestres.

'Sem sentido'

Essa nova orientação parece não ter agradado lojistas da cidade. Segundo o presidente da Associação Comercial de Araçoiaba da Serra, José Carlos Martins, a medida não foi discutida com representantes do setor. "Não vejo sentido nisso", relata Martins, ao comentar a decisão de organizar o fluxo de pedestres nas calçadas.

[irp posts="257532" ]

 

Além de orientar pedestres nas calçadas, o decreto municipal também definiu o horário de funcionamento do comércio de rua não essencial na cidade. Imobiliárias, concessionárias, escritórios, galerias e shoppings funcionarão entre 14h e 18h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 9h às 13h. (Da Redação)