Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aprovados em concurso da educação serão chamados

16 de Abril de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]

Aprovados em concurso da educação serão chamados Crédito da foto: Divulgação

A Prefeitura de Sorocaba realizou ontem (15), no Centro de Referência em Educação (CRE), um ato de autorização para convocação do concurso público para professores, vice-diretores e supervisores de ensino. A autorização é com relação aos dois editais divulgados em 2020. Após consulta a respeito da viabilidade orçamentária e da legalidade do processo, a Prefeitura autorizou a convocação dos aprovados no concurso público, inicialmente, no quadro de magistério para suprir as vagas de reposição.

Os candidatos aprovados serão chamados na fase laranja do Plano São Paulo. Dessa maneira, será possível seguir os protocolos sanitários necessários. Conforme o secretário da Educação, já existe um cronograma pronto. “A partir da fase laranja, um ou dois dias depois nós já apresentamos esse cronograma e começamos. Agora depende dessa questão da pandemia”, ele explicou.

De acordo com o secretário da Educação, Márcio Carrara, serão chamados quatro tipos de cargos. “Em princípio, chamaremos 17 vice-diretores e quatro supervisores de ensino. Em seguida, serão chamados cerca de 120 professores de educação básica I e aproximadamente 70 professores de educação básica II”, afirma o secretário. “Os cargos para diretor e orientador pedagógico ainda não serão chamados, pois estão em situação judicial em razão de um recurso impetrado”, completa.

“O concurso tem por objetivo atender às necessidades da administração pública, portanto nós conquistamos uma reposição de cargos muito maior do que demonstra o edital, e isso é um compromisso com a educação e a população de modo geral”, destacou Márcio Carrara.

Questionado se os novos servidores receberão orientação para o novo cenário pandêmico, Márcio Carrara confirmou. “Essa adaptação vai contemplar sem dúvida nenhuma esse momento, muito provavelmente desenvolvendo atividades de forma on-line, considerando sempre o distanciamento. Já está totalmente adaptado ao processo”, afirmou.

Os cargos de apoio escolar, compostos por auxiliar de educação, secretário de escola e inspetor de alunos, serão chamados posteriormente.

Para o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), este é um grande momento para a cidade. “Ficamos muito felizes com este chamamento, pois é um compromisso que firmamos desde o período de campanha, quando fomos questionados se contaríamos com o serviço dos servidores. Não temos dúvidas da importância do trabalho desses profissionais e sabemos que qualidade não faltará no atendimento às nossas crianças”, salienta o chefe do Executivo.

Participaram do evento além do prefeito e de Márcio Carrara, o secretário de Recursos Humanos, Rodrigo Onofre, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão, a secretária de Comunicação, Fernanda Burattini, e os vereadores Dylan Dantas (PSC) e Fábio Simoa (Republicanos). (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Aldo Fogaça)