Buscar no Cruzeiro

Buscar

Após anúncio de segurança nas escolas, unidade é furtada em Sorocaba

11 de Janeiro de 2021 às 17:26
Kally Momesso [email protected]

Escola Municipal 'Prof. Luiz Almeida Marins' amanheceu sem fiação elétrica. Crédito da foto: Fernando Rezende (11/1/2021)

A Escola Municipal 'Professor Luiz Almeida Marins', localizada no bairro Júlio de Mesquita Filho, foi invadida e teve a fiação elétrica furtada no último final de semana. A ocorrência foi registrada cinco dias após o roubo e tentativa de estupro no CEI 82, que levou o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) anunciar que iria reforçar as medidas de segurança das escolas.

A Secretaria da Educação (Sedu) relatou que, na manhã desta segunda-feira (11), a equipe escolar constatou o roubo e fez o registro de ocorrência na Guarda Civil Municipal (GCM). A pasta também informou que “uma equipe de manutenção será enviada ao local para fazer o levantamento dos itens furtados e, posteriormente, realizar os reparos no cabeamento e na caixa de energia”. A expectativa é de que a escola esteja pronta para receber os estudantes em tempo hábil para o retorno das aulas presenciais.

Fiação foi roubada e caixa de energia foi danificada. Crédito da foto: Fernando Rezende (11/1/2021)

Sobre a segurança nas unidades de ensino, a Sedu alegou que a GCM intensificou o patrulhamento no entorno das escolas, e que a prefeitura estuda a contratação de vigias. Além disso, o executivo autorizou a criação do Centro de Operações Integradas (COI). “Esse sistema unificará as informações coletadas por videomonitoramento, que serão compartilhadas com todas as forças de segurança pública do município”, explicou ao Cruzeiro do Sul.

De acordo com um balanço levantado pela pasta, à pedido do jornal, em 2020, o município registrou 299 ocorrências nas unidades, sendo 176 furtos. Já em 2021, a cidade registrou 12 ocorrências. As unidades foram: CEI-101 ‘Leonilda Cruz Maldonado’; CEI-82 ‘Prof Benedito Marçal (Didi)’; CEI-89 ‘Zilda Pereira Aguilera’; CEI-93 ‘Madre Teresa de Calculta’; CEI-107 ‘Armida Da Conceição Da Silva Telo’; EM ‘Avelino Leite de Camargo’; EM ‘Basílio da Costa Daemon’; EM ‘Edward Frufru Marciano Da Silva’; EM ‘Luiz Almeida Marins’ e EM ‘Odila Caldini Crespo’. (Kally Momesso, com colaboração Wilma Antunes)

Galeria

Confira a galeria de fotos