Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aplicativo facilita acesso de usuários a transporte especial em Sorocaba

31 de Dezembro de 2020 às 21:45

Aplicativo facilita acesso de usuários a transporte especial em Sorocaba Aplicativo fornece serviços e informações para os usuários. Crédito da foto: Letícia Festa /  Secom Sorocaba

O sistema de Transporte Especial de Sorocaba conta, agora, com um aplicativo para que os usuários, ou responsáveis pelos atendidos possam saber onde está o ônibus, informa a Prefeitura. Também incluso nessa nova tecnologia está o sistema QR de identificação dos passageiros, uma forma de saber exatamente quem está embarcando no ônibus.

Segundo José Alfredo Scarpelli, encarregado do setor de Transporte Especial da Urbes Trânsito e Transportes, são 23 carros adaptados que funcionam até mesmo aos finais de semana. Os ônibus e vans têm capacidade para 10, 17 ou oito pessoas, dependendo do veículo.

Todos os veículos têm rampas, cintos de segurança especiais para prender as cadeiras de rodas, câmeras de monitoramento e GPS. “No novo aplicativo a pessoa consegue acompanhar onde o ônibus está, se está chegando perto da casa dela e fazer o cancelamento on-line também. É bem interativo, com bastante informação”, explica Scarpelli. Isso representa mais segurança para quem utiliza o serviço.

O serviço de transporte especial é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Sorocaba, para mais de 800 pessoas entre assistidos e seus responsáveis.

Todos os dias, Rodrigo da Silva Claudino e Sandra Aparecida da Silva dirigem por mais de 20 quilômetros por Sorocaba para buscar a Ana Laura, de três anos, e leva-la à fisioterapia.

Animada, a pequena Aninha como é chamada espera no portão da casa, com um laço no cabelo, glitter e a cadeira de rodas decorada com desenhos coloridos.

A mãe de Ana Laura, Aline Sanches, aciona a equipe do transporte especial através do celular e a acompanha durante toda a viagem na cadeira ao lado.

Para Aline, o aplicativo foi um “plus” para garantir a segurança do transporte que faz ter, ainda, mais confiança. “Nós usamos o transporte todos os dias na parte da manhã e é muito bom. Eu gostei do aplicativo também; fica marcado no calendário da empresa o agendamento. Dá para a gente ver onde o motorista está, que horas ele vai vir. A Ana Laura adora, ela até leva uma mesinha e um salgadinho”, afirma.

Cuidados

O dia a dia também traz muita satisfação aos funcionários do transporte especial, que trabalham diariamente com um sorriso no rosto. Durante a viagem, Sandra inclusive se emociona ao mencionar a satisfação que sente ao trabalhar junto às crianças.

“Eu amo estar trabalhando aqui. A minha maior alegria é estar com eles todos os dias, é uma gratificação. Você olha no olhar de cada um e vê a felicidade, um sorriso. Vira uma família”, conta. “Quando a gente faz uma coisa que a gente gosta não vira simplesmente um trabalho, é amor”, complementa Rodrigo. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)