Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aplicativo de celular dará acesso ao transporte coletivo em Sorocaba

24 de Novembro de 2018 às 13:44
Ana Claudia Martins [email protected]

O objetivo do novo sistema é facilitar a vida do usuário do transporte. Crédito da foto: Emidio Marques

O novo sistema de bilhetagem do transporte coletivo de Sorocaba foi apresentado neste sábado (24) pela Prefeitura e Urbes - Trânsito e Transportes. O equipamento permitirá o pagamento de tarifa por meio do QR Code, com cartão de crédito ou débito, além do dispositivo de reconhecimento facial.

Por meio do aplicativo CittaMobi do transporte coletivo de Sorocaba, o usuário já pode fazer a recarga de seu cartão ComVocê via crédito ou débito. Além disso, os cerca de 387 ônibus do transporte coletivo de Sorocaba já estão equipados como novo equipamento de leitura do código QR Code e com o sistema de reconhecimento facial nas catracas.

[irp posts="34753" ]

 

Segundo o presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, os ônibus ainda permanecem simultaneamente com o sistema tradicional de bilhetagem e o novo equipamento com leitor de QR Code e reconhecimento facial. Por meio do aplicativo, o usuário que não tem o cartão de ônibus ComVocê também poderá gerar um ticket individual e fazer o pagamento no app com o cartão de crédito ou débito. Em seguida, um código QR Code será gerado na tela do celular smartphone e o passageiro coloca o aparelho no leitor na catraca, sendo liberada sua entrada.

De acordo com Fioravante, o reconhecimento fácil por meio da biometria permite total controle dos usuários do transporte coletivo e dos passageiros idosos, deficientes físicos e estudantes. Caso algum desses cartões seja usado por outro usuário que não seja o beneficiário, a Urbes irá emitir uma notificação ao titular, que terá de explicar o uso indevido do cartão.

José Crespo apresenta o novo sistema de bilhetagem em Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques

Fioravante afirma que a Urbes já possui um banco de dados com as imagens do rosto dos usuários do transporte coletivo e que, com o novo sistema de bilhetagem na catraca dos ônibus, o rosto do usuário é identificado, possibilitando assim verificar se o benefício está sendo usado pelo dono do cartão.

O aplicativo CittaMobi também possui outras funcionalidades como o tempo real de chegada dos ônibus nos pontos e outras informações. Quem ainda não tem o aplicativo pode baixar o CittaMobi gratuitamente nas lojas do GooglePlay e da Apple Store. (Ana Claudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos