Buscar no Cruzeiro

Buscar

Apaixonados pelo Fusca participam de evento em homenagem ao carro em Sorocaba

19 de Janeiro de 2019 às 15:45
Ana Claudia Martins [email protected]

Dia Nacional do Fusca é comemorado neste domingo (20). Foto: Emídio Marques

A paixão pelo automóvel Fusca é tão grande que donos dos veículos realizaram na manhã deste sábado (19), no estacionamento externo do Shopping Cidade, na zona norte de Sorocaba, o 3º Encontro Dia Nacional do Fusca, em homenagem à data, que é comemorada neste domingo (20). Dezenas de veículos fuscas, de várias cores, incrementados, praticamente originais, conversível, customizados e até um conhecido como o “Fusca da Alegria”, chamou a atenção de quem foi conferir o evento. Inusitado, o veículo tem cerca de 1,6 mil objetos colados por toda a lataria e foi uma das atrações do encontro. Os fuscas ficaram expostos para o público das 9h30 às 11h no estacionamento do shopping e em seguida saíram em carreata pelas ruas da cidade, na chamada “Fuskacarreata”, que terminou na Garagem das Carangas, um ponto de encontro dos amantes do Fusca, que fica na rua Direitos Humanos, 123, no bairro Jardim do Paço.

O organizador do evento, o empresário Silvio Fernandes, 48 anos, disse que a paixão pelo Fusca não tem explicação e que o evento é uma forma de homenagear a data nacional de comemoração do veículo. Segundo ele, pelo menos 120 veículos, sendo a maioria fuscas participaram do evento, além de outros carros como o Brasília, que foi um automóvel produzido de 1973 até 1982 também pela Volkswagen. “O Fusca é um carro totalmente diferente dos demais e quem tem hoje mais de 20 anos com toda certeza tem algum tipo de sentimento por ele”, afirma. Silvio, claro, tem um Fusca 1967, que teve como único dono seu avô.

Já o engenheiro civil, André Luís Ferreira da Silva, 39 anos, levou a esposa e as duas filhas para apreciar os vários modelos de fuscas presentes no evento. André disse que também é um apaixonado por carros antigos e que sempre gostou do Fusca, tendo já participado de outros eventos semelhantes. “Meu pai teve Fusca e realmente o carro é praticamente uma paixão nacional. E ele também gostava bastante de carros antigos”, conta.

Dia Nacional do Fusca é comemorado neste domingo (20). Foto: Emídio Marques

Atração do evento

O Fusca de Reginaldo Xavier, ano 1969, não passa despercebido pelas ruas de Sorocaba ou pelas cidades onde ele e a esposa já visitaram com o carro. Conhecido como “Fusca da Alegria”, o carro, na cor azul, tem a lataria totalmente preenchida por todos os tipos de objetos, desde brinquedos, até celulares antigos, e até carta de baralho e até roupas íntimas, como um sutiã amarelo. Reginaldo conta que ganhou muitos objetos que foram colocados no carro e que alguns ele mesmo comprou. “Por onde a gente passa quando paro o Fusca tem sempre alguém que pede para tirar foto”, afirma. Segundo ele, há três anos o carro está todo enfeitado e chama a atenção por onde passa como forma de levar alegria para as pessoas. “Por isso o nome “Fusca da Alegria”, diz.

Conhecido é como “Fusca da Alegria”. Foto: Emídio Marques

História

O projetista austríaco Ferdinand Porsche é o autor dos projetos e protótipos que levaram ao Fusca, nascido numa Alemanha devastada por uma grave crise econômica. O carro chegou às ruas em 1938, produzido pela empresa Volkswagen (Carro do Povo), impulsionada econômica e politicamente pelo líder alemão da época, Adolf Hitler, que queria um carro que pudesse levar dois adultos e três crianças, a família alemã típica da época. Resistiu até 2003, quando sua produção terminou. Existem cerca de 22 milhões de fuscas no mundo.

Galeria

Confira a galeria de fotos