Buscar no Cruzeiro

Buscar

Antiga área do Aeroclube de Sorocaba é alvo de vandalismo e ocupação irregular

19 de Novembro de 2019 às 07:01
Marcel Scinocca [email protected]

Aeroclube tem hangaragem irregular e atos de vandalismo No sábado, pelo menos sete aeronaves estavam estacionadas na área antes ocupada pelo Aeroclube. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Parte da área antes ocupada pelo Aeroclube de Sorocaba, pertencente à Prefeitura, continua sendo usada para hangaragem de aeronaves particulares, sem o devido pagamento de taxas ao Estado. Já o prédio onde funcionava o centro administrativo do Aeroclube tem sido alvo de atos de vandalismo e uso irregular. A reportagem recebeu relatos de que o local passou nos últimos dias a ser ocupado por pessoas em situação de rua. Furtos também foram registrados naquele espaço.

Conforme os relatos, uma câmara frigorífica em funcionamento e ao menos um aparelho de ar-condicionado sumiram do prédio. Tanto a câmara quanto o aparelho de ar-condicionado foram deixados no prédio quando o Aeroclube de Sorocaba foi obrigado a desocupar as instalações após ter vencido o tempo de concessão. O prédio também está com janelas abertas e pode ser acessado por um portão, na avenida Santos Dumont. Alguns fios e o quadro de luz não estão mais no local.

No sábado (16), ao menos sete aeronaves estavam estacionadas naquela área. A situação tem se repetido nos últimos meses, conforme texto publicado pelo Cruzeiro do Sul em agosto deste ano. Existe a suspeita de que as aeronaves estejam estacionadas no local para evitar o pagamento de taxas ao Estado. Uma das aeronaves que estava no local no sábado (16) é operada por uma empresa de táxi aéreo.

No grupo de aeroportos gerenciados pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), o valor das tarifas, incluindo, por exemplo, manobras e permanência em pátios, pode chegar a R$ 25,6 mil.

Aeroclube tem hangaragem irregular e atos de vandalismo Calçados e roupas espalhados pelo prédio atestam a presença de pessoas no local. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Milton Andreoli, presidente do Aeroclube de Sorocaba, afirmou que a situação tem se repetido nos últimos meses. “Já avisei a Prefeitura de Sorocaba sobre essas invasões. Infelizmente, nada foi feito”, diz. “Simplesmente esqueceram do Aeroclube e, por isso, está tudo largado e abandonado”, complementa.

O que diz a Prefeitura

A Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos (Seplan) informou nesta segunda-feira (18) que não tinha conhecimento das situações apontadas e informou que o local está programado para receber, a partir desta terça-feira (19), “serviços de manutenção e limpeza pela Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema)”. A Prefeitura não comentou sobre o uso do local para estacionamento de aeronaves. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos