Buscar no Cruzeiro

Buscar

Anselmo Neto não relaciona Crespo à investigação

20 de Abril de 2019 às 07:41
Marcel Scinocca [email protected]

Anselmo Neto foi secretário do atual governo - Foto: Emidio Marques (23/08/2017)

O vereador Anselmo Neto (PSDB), presidente da Comissão da Câmara que acompanha os desdobramentos da operação Casa de Papel, afirmou que o prefeito José Crespo (DEM) deve se afastar do cargo em meio à crise que atinge seu governo. Ele ainda afirmou que a Câmara trocará o chefe do Executivo caso seja necessário. As declarações foram dadas durante entrevista concedida ao jornalista André Fazano, ao Jornal das Cinco, da Cruzeiro FM 92,3, na quinta-feira (18). A Operação Casa de Papel investiga um suposto esquema de desvio de dinheiro dentro da Prefeitura. Três ex-secretários municipais estão entre os investigados e negam todas as acusações.

Conforme o vereador, a Câmara pode abrir uma comissão processante independente de processo judicial. Neto lembrou que até agora não há relação de Crespo com o que está sendo apurado na Operação Casa de Papel. “E claro que, na Justiça, nada está comprovado. Não existe prova nenhuma que ligue o prefeito com essas denúncias. O que existe são depoimentos, denúncia”, pondera o vereador, atacando em seguida. “Mas fica uma situação muito difícil. Você percebe que Sorocaba está em uma situação sem governo”.

Ele continua sobre a crise. “Está muito difícil toda a situação. É por isso que falo: se o prefeito tivesse inteligência emocional sadia, ele se afastaria, Ele mandaria um ofício para a Câmara dizendo ‘vou me afastar por tempo indeterminado’. Assim, ele evita qualquer tipo de situação pior para o lado dele”, diz o parlamentar. Na entrevista, Neto também defendeu a autonomia e a responsabilidade da Câmara. “A Câmara não vai se furtar a fazer o que é melhor para a cidade de Sorocaba e se o melhor for trocar o chefe do Executivo, a Câmara vai trocar.”

[irp posts="109647" ]

 

Ainda conforme ele, a comissão de acompanhamento está trazendo para a CPI documentos que podem colaborar com a investigação. “É um momento de muita cautela.” Neto comentou como vê toda a situação. “Vejo com muita tristeza essa situação porque ela reflete a falta de governabilidade. Não tem como o chefe do Executivo continuar governando a cidade com tantas denúncias. Eu, sinceramente, se eu fosse o prefeito José Crespo, eu pediria o afastamento. Está é uma situação que não dá para continuar. Todo secretariado fica na dúvida, os serviços ficam parados. Então, está uma situação muito triste.”

O vereador também falou do atual momento da Câmara. “Vejo a Câmara de Sorocaba muito cautelosa e fico feliz por isso.” O comportamento atual da Câmara, segundo ele, é diferente do que ocorreu em 2017, quando Crespo foi cassado, episódio que Neto relaciona como um tapetão. “Isso está sendo estudando minuciosamente”, garante sobre o Legislativo atual. “A situação agora é muito mais forte que da primeira vez”, diz

Relatório final

Por fim, Anselmo Neto ainda explanou sobre a existência de dois inquéritos em andamento, sendo um relacionado à operação Casa de Papel, que já virou ação criminal, em tramitação na 1ª Vara Criminal de Sorocaba, e outro relacionado ao voluntariado da Prefeitura de Sorocaba. Ele também comentou sobre a pressão em cima dos vereadores neste momento. “Eles -- opinião pública -- querem que já afaste o prefeito, imediatamente, por tudo que isso está acontecendo. Administrativamente, politicamente, isso não é possível. Nós teríamos que abrir uma comissão processante. Estamos aguardando a finalização da CPI que trata do voluntariado e ver qual será o relatório final”, explica.

Durante o governo Crespo Anselmo Neto ocupou o cargo de secretário de Relações Institucionais e Metropolitana. Em agosto de 2017 ele foi exonerado para participar da votação que decidiu pela cassação do prefeito José Crespo mas não pode votar. Anselmo Neto foi considerado suspeito por exercer, na época, o cargo de secretário municipal.