ANS define regras para atendimento de outras doenças
Crédito da foto: Spencer Platt / Getty Images / AFP (2/4/2020)
Desde que Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia do novo coronavírus, em 11 de março, o acesso a atendimento médico por pacientes não contaminados pela Covid-19 sofreu alterações. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), órgão que regulariza os planos de saúde no País, atualizou as normas e estendeu os prazos das operadoras de convênio para o agendamento de consultas.
De acordo com a ANS, a medida visa reduzir a sobrecarga das unidades de saúde e evitar a exposição desnecessária de profissionais e pacientes ao risco de contaminação do vírus. A mudança não se aplica a atendimentos relacionados ao pré-natal, parto e puerpério, doentes crônicos, tratamentos continuados, revisões pós-operatórias, diagnóstico e terapias em oncologia, psiquiatria e casos que coloquem em risco a vida do paciente. Para esses, os prazos serão mantidos.
Recém-operado de um câncer na região do estômago, o aposentado Cláudio de Souza Silva Júnior foi um dos conveniados afetados pelas normativas quando buscava por atendimento médico. Ele conta que teve dificuldades para agendar uma consulta com um especialista em seu plano de saúde. “Eu liguei algumas vezes e não tive sucesso. Depois de quatro dias eu consegui uma consulta por videochamada, mas no meu caso seria preciso ser presencial. Como o médico iria avaliar meu caso sem tocar no local da hérnia?” questionou Júnior. Segundo relatado pelo aposentado, a consulta presencial foi agendada dentro do prazo exigido pela ANS, que define o limite de 14 dias nesses casos.
Sobre a reclamação, a operadora do plano de saúde do aposentado, NotreDame, informou, em nota, que as consultas eletivas neste momento de pandemia estão sendo remarcadas de acordo com as regras da ANS. O serviço se telemedicina está sendo oferecido para manter a qualidade de saúde de todo e qualquer beneficiário. De acordo com o Procon Sorocaba, até o momento não foi registrada nenhuma reclamação relacionada a dificuldades de agendamento de consultas. O aposentado explicou que registrou o problema nos órgãos competentes, mas não obteve nenhuma resposta.
Telemedicina
Para evitar a exposição dos beneficiários ao coronavírus, planos de saúde passaram a oferecer consultas de forma virtual. Com ao auxílio da tecnologia, médicos, psicólogos e outros profissionais da área têm realizado atendimento em videochamadas pelo computadou ou celular.
Os planos de saúde da cidde já começaram a oferecer esse tipo de serviço durante a pandemia do coronavíruas, como explica a Unimed Sorocaba. “Dentre essas ações estão o Atendimento Virtual (telefone, chat e vídeo chamada) disponível para adultos e crianças, que ajuda os clientes a acessarem os serviços que necessitam, assim como no esclarecimento de suas dúvidas sobre consultas, sobre a Covid-19 e na manutenção de tratamentos”, afirmou a empresa. (Wesley Gonsalves)