Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ano de 2020 terá sete feriados prolongados

03 de Janeiro de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Ano de 2020 terá sete feriados prolongados O 1º de Maio, Dia do Trabalho, será em uma sexta-feira. Crédito da foto: Fábio Rogério (2/1/2020)

Um ano repleto de feriados que podem ser emendados e prolongados. Assim é o calendário de 2020, com a marca de sete registros de feriados emendados, mas que os cinco de 2019. Para os servidores públicos e muitas vezes também usado pela iniciativa privada, em especial no feriado de Carnaval, há os chamados pontos facultativos. Nesses casos, as folgas chegam a quatro dias e beneficiam num primeiro instantes os servidores públicos municipais.

Depois do feriado de 1 º de janeiro -- Confraternização Universal --, o próximo é o feriado que será emendado no final de semana será o da Paixão de Cristo, no dia 10 de abril, uma sexta-feira. Também numa sexta-feira, será o 1º de Maio, Dia do Trabalho. Em seguida, vem 7 de setembro, Independência do Brasil.

Na sequência, vem Nossa Senhora Aparecida -- 12 de outubro --, que cai numa segunda-feira, Finados -- 2 de novembro -- que também cai em segunda-feira, e Consciência Negra -- 20 de novembro -- e Natal -- 25 de dezembro, que caem em sextas-feiras.

Já os feriados que serão prolongados com os pontos facultativos, gerando até quatro dias de folga, são os seguintes: Carnaval -- 25 de fevereiro --, terça-feira, feriado de Tiradentes, em 21 de abril. Também há o feriado de Corpus Christi, em 11 de junho, uma quinta-feira.

Ainda em quintas-feiras, propiciando os quatro dias de descanso, há o feriado estadual da Revolução Constitucionalista de 1932, em 9 de julho, e o Dia de Nossa Senhora da Ponte, que também é o feriado municipal do Aniversário da cidade, em 15 de agosto.

Pontos facultativos

O primeiro ponto facultativo vem após o Carnaval e é o dia 24 de fevereiro, uma segunda-feira. A segunda-feira, dia 20 de abril, antes do Dia de Tiradentes, é outro ponto facultativo. O próximo ponto facultativo é 12 de julho, uma sexta-feira, logo após o feriado de Corpus Christi.

O dia 10 de julho, após o feriado da Revolução Constitucionalista, também é outro ponto facultativo. Há ainda o dia 30 de outubro, que é Dia do Funcionário Público, e 24 e 31 de dezembro, véspera de Natal e ano novo, respectivamente.

Apenas a Páscoa, em 12 de Abril, e Proclamação da República, em 12 de novembro, caem em finais de semana, no caso em domingos.

O cronograma de feriados e de pontos facultativos nacionais foi publicado de Sorocaba foi publicado na sexta-feira (27). O decreto divulga os dias de feriados e estabelece os pontos facultativos para o ano de 2020, para cumprimento pelos órgãos municipais. (Marcel Scinocca)

Ano de 2020 terá sete feriados prolongados

Galeria

Confira a galeria de fotos