Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aniversário de Sorocaba será concentrado no Paço

14 de Agosto de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Aniversário de Sorocaba será concentrado no Paço O totem instalado no Parque do Paço, em frente ao Palácio dos Tropeiros, será entregue hoje, às 9h30. Crédito da foto: Fábio Rogério (12/8/2020)

Para celebrar os 366 anos do aniversário de Sorocaba, a ser comemorado amanhã (15), a Prefeitura de Sorocaba preparou uma programação diferente, por conta da pandemia do coronavírus e para evitar aglomerações.

Hoje (14), às 9h30, véspera do aniversário, a Prefeitura de Sorocaba entrega mais um totem com o nome da cidade. Desta vez, a estrutura foi instalada no Parque do Paço, em frente ao Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

Diferente do totem da Praça Coronel Fernando Prestes, inaugurado no final do ano passado, a estrutura terá as letras do nome da cidade no interior de um coração, além da silhueta de prédios conhecidos da população, como o próprio Paço Municipal, o Jardim Botânico, a famosa Aranha do Vergueiro, entre outros, além do monumento em homenagem a Baltasar Fernandes, que fica no Largo São Bento.

O totem tem 4,20 metros de extensão e 3,60 metros de altura e é assinado pelo designer Raul Augusto de Mello, morador de Sorocaba.

Ato cívico presencial

Amanhã (15) às 8h30, em frente ao Paço Municipal, ocorrerá o ato cívico que marcará a data. Será feito o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba, numa solenidade que contará, também, com a Banda Regimental de Música do CPI-7 executando os hinos nacional e da cidade; este último interpretado pela cantora e servidora pública municipal, Alyne Moura.

Hasteiam os pavilhões nacional, estadual e municipal o tenente-coronel Marcelo Yamada Domingues, representando o Exército Brasileiro; o comandante do 7° Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPMI), tenente-coronel PM Fernando de Agrella; e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Antônio Marcos Mariano, respectivamente.

Seguindo as regras de distanciamento social e de proteção individual, a Prefeitura de Sorocaba também apresentará ao público uma escultura com 3 mil balões que homenageia os 366 anos, reverenciando, também, os profissionais da saúde que há cinco meses têm se dedicado ao atendimento às pessoas afetadas pela Covid-19.

A escultura, que tem 8 metros de comprimento por 3 metros de altura, traz o número 366 (referência aos anos de fundação da cidade) abraçado por uma asa. Foi um presente de aniversário dado a Sorocaba pela Indústria de Balões São Roque, que contou com o trabalho de desenho e montagem da designer sorocabana, Viviane Furlan.

Pacientes recuperados também estarão presentes ao evento, assim como Natália Francisca Santana Souza, esposa do enfermeiro Douglas Barbosa de Medeiros, vítima da Covid-19 e que empresta seu nome ao hospital de campanha.

A programação terá duração de uma hora, com possibilidade de visitação individual e registro fotográfico da decoração até às 13h, quando será desmontada. O ato cívico também será transmitido ao vivo pelo Facebook e Youtube da Prefeitura de Sorocaba.

Desfiles de 15 de agosto

Já a Secretaria da Cultura (Secult) fará a programação de aniversário de Sorocaba totalmente on-line, também por conta do coronavírus. Para celebrar a data, no sábado, às 9h30 será transmitido um vídeo com imagens, curtas e homenagens de munícipes que já participaram de um desfile, ou que conhecem alguém que participou, chamado Desfiles de 15 de Agosto. A exibição será feita pela TV Câmara e também transmitido pelas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba. (Ana Cláudia Martins)