Buscar no Cruzeiro

Buscar

Animais ganham mimos no aniversário do Zoo de Sorocaba

21 de Outubro de 2020 às 00:01
Jéssica Nascimento [email protected]

Tigre ganha mimo em aniversário de 52 anos do Zoológico de Sorocaba. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/10/2020)

Bolo, presentes e parabéns marcaram o 52º aniversário do Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. Quem passou pelo zoo ontem (20) pode participar da festa que a Prefeitura de Sorocaba organizou para os habitantes do parque. Sete espécies de animais, incluindo macaco-prego, macaco-aranha-de-testa-branca, tigre-de-bengala, onça-pintada, elefante, arara azul e lhama, receberam homenagem especial para celebrar a data. Ao lado dos funcionários do zoo, os visitantes acompanharam a surpresa e se divertiram com a reação da bicharada.

Para proporcionar “diversão” aos bichos, a equipe de Nutrição do zoológico preparou bolos e presentes para os animais. O macaco-prego ganhou bolo de frutas todo enfeitado, com itens da dieta da espécie, como melancia, manga, banana e maçã. O casal de elefantes ganhou abóbora decorada especialmente para a ocasião. Já os tigres-de-bengala e as onças-pintadas ganharam uma caixa de papelão, com carne de frango e erva de gato escondidas em meio à alfafa. Os felinos, principalmente o filhote de onça-pintada, cativaram a criançada ao rolar pelo recinto brincando com as caixas.

Animais ganham mimos no aniversário do zoo Reaberto ao público, o zoo recebeu visitantes para festejar a data. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/10/2020)

A iniciativa faz parte das ações de enriquecimento ambiental realizadas pelo zoológico, quando são oferecidos instrumentos para que os animais expressem comportamentos naturais. Ao todo, são cinco tipos de enriquecimentos ambientais: alimentar, no qual acontece a exploração do alimento e a oportunidade da caça; sensorial, que oferece situações que estimulam os sentidos dos animais; físico, no qual é criado espaço com diversos obstáculos para incitar os movimentos; cognitivo, que promove a capacidade de concentração e raciocínio; e social, que é a interação dos animais com outras espécies.

O objetivo é promover o bem-estar animal, um dos cinco pilares da manutenção dos zoológicos modernos. É o que conta a chefe de seção de Biologia e Veterinária da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luana Longon Roca. Segundo ela, todas essas técnicas são utilizadas para aprimorar a qualidade de vida dos animais, além de sua relação com o meio ambiente em que vive e o ser humano.

Animais ganham mimos no aniversário do zoo As onças-pintadas saborearam carne de frango, escondida numa caixa. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/10/2020)

Depois de quase sete meses fechado, o zoológico reabriu as portas ao público na última quinta-feira (15). Desde então, o parque tem recebido visitação maior, inclusive em dias de semana, conta Luana. “Os visitantes estão felizes com a reabertura, principalmente a criançada. Sempre comemoramos o aniversário do zoo. Afinal, o parque já passou de meio século de existência. Felizmente somos uma boa referência nacional e internacional em relação ao manejo de espécies, reprodução, educação e pesquisa”, destaca.

Sobre o zoo

Animais ganham mimos no aniversário do zoo O elefante pode se deliciar com a abóbora especialmente decorada. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/10/2020)

Inaugurado em 1968, o Quinzinho de Barros é considerado um dos mais completos da América Latina. Reconhecido como um dos cartões postais de Sorocaba, é espaço de lazer, educação ambiental, conservação, pesquisa e bem-estar animal. Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. Reúne cerca de 1.000 animais de aproximadamente 250 espécies - incluindo as ameaçadas de extinção -, sendo 70% deles pertencentes à fauna brasileira. O zoológico funciona de terça a domingo, das 9h às 16h30, e fica na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações pelo telefone (15) 3227-5454. (Jéssica Nascimento)

Animais ganham mimos no aniversário do zoo O macaco-prego foi brindado com bolo de frutas todo enfeitado, com itens da dieta da espécie. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (20/10/2020)

Galeria

Confira a galeria de fotos