Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alunos participam no sábado de olimpíada de matemática

26 de Setembro de 2019 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Alunos participam no sábado de olimpíada de matemática Lukas e Bianca mostram as medalhas que já conquistaram. Crédito da foto: Emidio Marques (25/9/2019)

 

Alunos de todo o país, das redes pública e privada, participam neste sábado (28) da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Só no estado de São Paulo são 2.684.191 estudantes de 4.561 escolas estaduais e escolas técnicas (Etecs). E em todo o Brasil são 18.158.665 estudantes.

A divulgação dos vencedores está marcada para 3 de dezembro. Os vencedores ganham medalha de ouro, prata ou bronze, e garantem o ingresso em programas de iniciação científica.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação, no ano passado 70 alunos da rede estadual da região de Sorocaba conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática. O quadro da região sorocabana somou oito medalhas de ouro, 14 de prata e 48 de bronze. Além disso, duas escolas e nove professores também receberam prêmios pelo destaque na competição de 2018.

[irp posts="164304" ]

 

Medalhistas sorocabanos

Em Sorocaba, alguns alunos de escolas estaduais já colecionam medalhas. É o caso dos estudantes Bianca Yuri Matsuda, 16 anos, e Lukas Fernandes Nunes, 14 anos, que são alunos na escola estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral, que fica no bairro Cruzeiro do Sul.

Bianca participa da Olimpíada Brasileira de Matemática desde 2014 e já conquistou três medalhas: bronze nas edições de 2015, 2017 e 2018. Ela afirma que a matemática, claro, é a sua disciplina preferida e que pretende fazer curso de graduação em engenharia. “Como tenho facilidade com os números, então, creio que não terei dificuldade com os cálculos”, diz.

Ela cursa o 2º ano do ensino médio e disse que sempre teve facilidade com os números. Este ano, porém, ela e o Lukas não foram classificados para a segunda fase da Obmep 2019.

Já Lukas Fernandes Nunes, 14 anos, cursa a 8ª série e já participou em duas edições da Obmep. Ele ganhou uma menção honrosa em 2017 e medalha de prata no ano passado. E este ano, Lukas ganhou medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia pela primeira vez.

[irp posts="10871" ]

 

Aliás, nessa competição, a escola estadual Professor Aggeo Pereira do Amaral teve cinco alunos medalhistas, sendo duas ouro, uma prata e uma bronze. Lukas disse que ficou surpreso com a premiação, mas ficou feliz pelas medalhas conquistadas. “Este ano a prova da Obmep na primeira fase estava mais difícil. Eu sempre gostei de estudar matemática e quero continuar estudando para futuramente ser um cientista”, diz.

A diretora da escola, Regina Isabel Viana, afirma que os professores todo ano incentivam a participação dos alunos na Olimpíada Brasileira de Matemática. “Na competição de 2019 temos no total cerca de 70 alunos inscritos, entre ensino fundamental e médio”, diz.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a Obmep contribui para estimular o estudo da matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento. (Ana Cláudia Martins)