Buscar no Cruzeiro

Buscar

Água invade casas e famílias são resgatadas em Salto

11 de Fevereiro de 2020 às 19:17

Última medição apontou o volume de vazão do Rio Tietê em 1150 metros cúbicos. Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Salto

Cinco famílias foram resgatadas em Salto, na Região Metropolitana de Sorocaba, após o aumento no nível do rio Tietê nesta terça-feira (11). Segundo a Defesa Civil, sete pessoas de duas famílias permanecem abrigadas no Estádio Municipal. O órgão ainda contabiliza o número de residências que foram atingidas pelas águas.

Os resgates ocorreram na avenida João Jabour, Jardim Rondon, avenida dos Trabalhadores, Jardim Três Marias e Vila da Barra. Além desses locais, também há registros de casas e comércios invadidos pelas águas nos bairros Sevilha, São Pedro e São Paulo, Condomínios Mirante dos Ipês e Santa Filomena e o prédio do Ceunsp.

[irp posts="216361" ]

 

A cidade está em estado de alerta desde o início das chuvas, na noite de domingo (9). Até a tarde desta terça-feira (11), foram registrados 50 chamados à Defesa Civil. Além do órgão, equipes da Guarda Civil Municipal, Trânsito e Corpo de Bombeiros estão prestando atendimento no atendimento às famílias e áreas alagadas.

No final da tarde, o volume de vazão do Rio Tietê estava em 1150 metros cúbicos; o Rio Jundiaí registra vazão de 200 m3. A Prefeitura recomenda que os munícipes respeitem a sinalização e não enfrentem os pontos de alagamento. "Os alertas prosseguem e devem ser respeitados por questões de segurança", divulgou.

[gallery size="medium" columns="2" ids="216400,216401"]

Pontos interditados

Os seguintes pontos seguem alagados e interditados: ponte das ruas Bruxelas e Rui Barbosa, no Jd. Sevilha; ponte do Rio Jundiaí e avenida Marechal Rondon, no bairro Estação; rua Fagundes Varela com rua Coelho Neto, além da rua 24 de Outubro, no Jardim Três Marias; rua Rodésia, no Jardim das Nações; e um trecho da avenida Vicente Schivitaro, no Centro.

[irp posts="216286" ]

 

O Parque das Lavras está interditado e os acessos ao Complexo da Cachoeira, à Ilha dos Amores, Memorial do Tietê, Ponte Pênsil, Caminho das Esculturas e Parque Natural Ilha da Usina também seguem bloqueados por conta do volume de chuvas que atingiu os pontos turísticos.

Além disso, o Parque do Lago foi afetado e a pista de caminhada foi tomada pela água. As sedes da Guarda Civil Municipal, do Comando da Polícia Militar e do Centro de Referência de Assistência Social (Creas) também foram prejudicados por conta das inundações.

A cidade está em estado de alerta desde o início das chuvas, na noite de domingo (9). Crédito da foto: Divulgação / Prefeitura de Salto

Outras ocorrências

Os registros de quedas de árvores somam oito ocorrências. Houve um deslizamento de terra na Estrada do Lajeado, uma queda de muro no Centro de Lazer do Salto de São José e queda de parte do muro de contenção do Córrego do Ajudante, próximo à rodoviária.

Galeria

Confira a galeria de fotos