Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aglomerações em ônibus preocupam passageiros de George Oetterer

06 de Junho de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Aglomerações em ônibus preocupam passageiros de George Oetterer Com a redução de horários por conta da pandemia do novo coronavírus, veículos estão circulando lotados. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Moradores do bairro George Oetterer, em Iperó, na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), reclamam da lotação nos ônibus da linha que atende o local, de responsabilidade da empresa Rápido Luxo Campinas. Eles temem que a aglomeração de pessoas dentro dos veículos possa contribuir para a contaminação pelo novo coronavírus.

Segundo eles, o número de ônibus foi reduzido por conta da pandemia da Covid-19 e, em razão disso, os poucos veículos têm circulado lotados em praticamente todos os dias. Mesmo com o uso de máscaras de proteção, os passageiros temem ser contaminados.

A moradora Noemi Jesus Oliveira Floriano, 61 anos, é considerada do grupo de risco por conta da idade. Apesar de evitar sair de casa, ela conta que precisou recentemente ir ao banco e teve de usar o ônibus. “Está muito complicado pegar ônibus aqui em George Oetterer. Está rodando apenas 30% da frota, e os ônibus passam de hora e hora, todos lotados”, afirma. Ela disse que já fez reclamação na Prefeitura de Iperó e na empresa Rápido Luxo Campinas, mas não obteve retorno.

O jornal Cruzeiro do Sul questionou a administração municipal sobre os problemas. A resposta foi que “segundo a empresa prestadora do serviço de transporte, no primeiro momento, houve redução de horários por conta da pandemia. Porém, a linha de George Oetterer a Sorocaba já foi ampliada e os novos horários começam a funcionar a partir da próxima segunda-feira (8). As demais linhas (Boituva, Sorocaba e Tatuí) também contarão com ampliação de horários, porém, a partir da semana do dia 15.”

De acordo com a Prefeitura de Iperó, a empresa exige o uso de máscara para o passageiro embarcar no ônibus e, segundo a Rápido Luxo, os veículos são higienizados no fim de cada viagem. A administração municipal afirmou, ainda, que realiza em todo o município a higienização de vias públicas e locais de grande circulação, no qual a limpeza na garagem dos transportes públicos é feita semanalmente com uma solução de água e hipoclorito de sódio, para neutralizar a ação do vírus.

O Executivo afirmou, ainda, que enviou ofício solicitando providências à Rápido Luxo no dia 2 de junho. A reportagem do Cruzeiro do Sul também tentou contato com a empresa de ônibus pelo telefone informado pela Prefeitura de Iperó, mas as ligações não foram atendidas. (Ana Cláudia Martins)