Buscar no Cruzeiro

Buscar

Agências do INSS só abrirão na terça-feira

30 de Outubro de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Agências do INSS só abrirão na terça-feira Atendimentos presenciais são feitos com agendamento prévio. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (28/10/2020)

Hoje (30), as agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão fechadas em Sorocaba e cidades da região, por conta da troca do feriado do Dia do Servidor Público, 28 de outubro. O ponto facultativo foi transferido para hoje e a medida consta de portaria do Ministério da Economia, em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) de terça (27).

Desde que as agências do INSS retomaram o atendimento presencial, que estava suspenso por conta da Covid-19, os atendimentos presenciais são feitos somente com agendamento. Nos casos de perícia médica, o serviço está disponível nas duas agências de Sorocaba, e em Itapetininga, São Roque e Boituva, mas somente com agendamento.

Segundo o INSS, a retomada do atendimento vem ocorrendo de forma gradual e, por enquanto, está reservado somente aos serviços de avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional, além da perícia médica. Estes atendimentos ocorrem com hora marcada, das 7h às 13h, de segunda a sexta.

Na região de Sorocaba foram reabertas as agências da Previdência Social em Itapetininga, Itapeva, Itu, Salto, São Roque, Sorocaba, Tatuí, Votorantim, Boituva, Apiaí, Itararé, São Miguel Arcanjo, Salto de Pirapora e Pilar do Sul.

Confusão

A troca das datas do ponto facultativo acabou gerando confusão pelo horário em que a medida foi publicada no DOU. As agências abriram na quarta-feira em Sorocaba, e mesmo assim, as pessoas que buscaram atendimento não conseguiram. A alegação foi que, por conta da mudança do ponto facultativo da quarta para a sexta, parte dos servidores não foi comunicada a tempo, e com isso, o atendimento presencial ficou prejudicado.

O advogado Jheimison Martins foi na quarta em busca de atendimento na agência do INSS na avenida Itavuvu. Disse que presenciou pessoas, como idosos, em busca de atendimento e foram embora sem serem atendidos. “Se a agência estava aberta não havia motivo para que as pessoas não fossem atendidas. A explicação que deram é que os servidores não ficaram sabendo da mudança do ponto facultativo e embora a agência estivesse aberta, uma parte não veio trabalhar”, conta.

Jheimison disse ainda que outra explicação é que só seriam atendidos pessoas que estavam com agendamento marcado. “Como quarta era para ser ponto facultativo certamente nem havia agendamentos para a data. O problema foi a troca de data em cima da hora”, reclama.

O INSS informou que embora as agências tenham funcionado na quarta, a orientação era para que os cidadãos buscassem informações por meio do aplicativo “Meu INSS”. Segundo o órgão, também é possível resolver dúvidas pelo telefone 135, que de segunda a sábado, das 7h às 22h. (Ana Cláudia Martins)