Buscar no Cruzeiro

Buscar

Aeroclube de Sorocaba será tema de audiência pública

22 de Outubro de 2018 às 16:13

Aeroclube de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (27/6/2018)

O Aeroclube de Sorocaba será tema de audiência pública promovida pela Prefeitura de Sorocaba. O evento será realizado nesta quarta-feira (24) no auditório do Centro de Referência em Educação (CRE), no Jardim Saira. Também serão debatidos os planos para as construções de uma nova pista de aeromodelismo no Parque Porto das Águas e da sede do Grupo Escoteiros do Ar Albino Bueno de Camargo.

O objetivo da audiência pública é apresentar ao público o programa para recuperação do Aeroclube, elaborado pela Prefeitura de Sorocaba, reconhecendo a importância da instituição para a história e a economia da cidade. A apresentação será feita pelo engenheiro Telmo Pereira Cardoso, diretor de área da Secretaria de Planejamento de Projetos e ex-presidente do Aeroclube de Sorocaba.

Como noticiou sábado (20) o jornal Cruzeiro do Sul, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu os cursos práticos de piloto oferecidos pelo Aeroclube de Sorocaba. A decisão foi tomada pela Agência em 25 de setembro e afeta os cursos de piloto privado e de piloto comercial. Ontem, a instituição afirmou que os cursos continuam suspensos. A falta de aeronave adequada motivou a decisão do órgão regulador. O Aeroclube de Sorocaba argumenta que a medida é temporária.

O Aeroporto Bertran Luiz Leupolz é um dos maiores polos de serviços aeronáuticos da América Latina. Lá estão instaladas e funcionam importantes empresas de manutenção de jatos executivos, de apoio terrestre à aviação executiva e de táxi aéreo, como Embraer, World Way Aviation (WWA), Dassault Falcon Jet, Conal, entre outras.

Outro projeto a ser apresentado será o de construção da nova pista de Aeromodelismo de Vôo Circular Controlado (VCC) no Parque Porto das Águas. A pista de aeromodelismo Ayrton Senna, no Aeroclube de Sorocaba, foi construída pela Prefeitura de Sorocaba e funcionou por mais de 20 anos como um local de lazer e desporto, contribuindo para a formação de muitos pilotos e vocações tecnológicas da área da aviação. As atividades desta modalidade estão canceladas desde fevereiro de 2018 por conta das obras de alargamento da pista de taxiamento na área particular do aeroporto.

[irp]

Já a construção da sede do Grupo Escoteiro do Ar Albino Bueno de Camargo foi um pedido atendido pelo prefeito José Crespo (DEM), que considerou a importância do escotismo na formação cívica dos jovens. O grupo de escoteiros já existe há 20 anos e conta com 81 jovens praticantes de atividades voltadas para o conhecimento técnico de aeronáutica.

Para a audiência pública foram convidados representantes de empresas e entidades que poderão contribuir para a recuperação do Aeroclube de Sorocaba, como o Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), ACSO (Associação Comercial de Sorocaba), Aeas (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba), IHGGS (Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba), Receita Federal, Polícia Federal e Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (Fatec). O Centro de Referência em Educação está localizado na rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira. (com informações da Redação e da Prefeitura de Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos