Buscar no Cruzeiro

Buscar

Administrador da Saturnia diz que vai fechar a área em Sorocaba

24 de Agosto de 2018 às 07:18
Marcel Scinocca [email protected]

Administrador da Saturnia diz que vai fechar a área Área da empresa está contaminada e o isolamento é para evitar que haja exploração de chumbo. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O administrador da massa falida da empresa Saturnia, Sadi Montenegro Duarte Neto, se comprometeu a cercar os acessos do empreendimento onde ocorria até segunda-feira (20) um garimpo ilegal em área que havia restos de chumbo enterrados. O anúncio foi feito durante reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (23) na Prefeitura de Sorocaba.

Duarte Neto se comprometeu ainda a fazer o isolamento da área, de cerca de 170 mil metros quadrados, colocando placas, ao longo de sua extensão, com avisos sobre os perigos do local. Ele se comprometeu também em fazer o aterramento de dois tanques de decantação da área. “A massa falida não tem dinheiro para arcar com a vigilância armada do terreno”, argumenta. “Cercar a área e colocar placas de aviso é o que cabe no momento”, acrescenta.

O promotor Jorge Alberto de Oliveira Marum informou que deverá dar continuidade ao inquérito em andamento para investigar os danos ambientais causados no local e responsabilizar os autores. O procedimento foi instaurado há aproximadamente três meses. Marum comentou os caminhos tomados no encontro. “Falamos de medidas emergenciais, de médio e de longo prazo. Falamos também da necessidade de fazer um levantamento sobre o passivo ambiental que há na área. Vamos verificar e dimensionar esse passivo. Depois, veremos a possibilidade de remediação ambiental e, paralelamente, uma forma de responsabilização de quem deixou esse passivo lá”, afirma.

Administrador da Saturnia diz que vai fechar a área Reunião na Prefeitura discute a situação da empresa. Crédito da foto: Marcelo Andrade / Secom Sorocaba

Uma nova reunião deverá ocorrer em até duas semanas. O objetivo é discutir sobre o andamento das ações de emergência e os próximos passos a serem adotados. Também participaram do encontro vários secretários municipais, incluindo Jessé Loures (Meio Ambiente, Parques e Jardins) e Ana Lúcia Sabadin (Assuntos Jurídicos e Patrimoniais), membros da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Polícia Ambiental, Polícia Militar, três vereadores -- Iara Bernardi (PT) e João Donizeti Silvestre (PSDB) -- e o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM/I), major Fernando de Agrella. A PM deve continuar patrulhando o local de forma preventiva.

Conforme Sadi Montenegro Duarte Neto, a área da Saturnia deve ir a leilão ainda este ano, com valor atribuído à área de R$ 10 milhões. Outros dois leilões já ocorreram, mas ninguém se interessou pelo local que fica na zona industrial.

Galeria

Confira a galeria de fotos